Saúde: Oito hospitais estaduais realizam mutirão contra câncer de pele

Profissionais atenderão na capital, Santos, Ribeirão Preto, Bauru, Guarulhos e Promissão

sex, 09/12/2005 - 10h05 | Do Portal do Governo

Oito hospitais estaduais terão neste sábado, dia 10, mutirão de exames contra câncer de pele. Qualquer pessoa poderá participar gratuitamente de triagem para verificação de feridas, pintas ou lesões pigmentadas para detecção da doença.

A Secretaria de Estado da Saúde terá seus profissionais atendendo a população das 9h às 15h nos hospitais Heliópolis (em São Paulo), Servidor Público Estadual (São Paulo), Guilherme Álvaro (Santos), Lauro de Souza Lima (em Bauru) e de Promissão (cidade na região de Bauru), além do Hospital das Clínicas de São Paulo. Dois outros hospitais terão o atendimento em horário diferenciado: o Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto atenderá das 8h às 13 horas e o Padre Bento (em Guarulhos) das 8h às 17 horas.

No caso de ser identificada qualquer lesão suspeita haverá marcação de exames específicos. Além da triagem, médicos dermatologistas das unidades estarão de plantão para orientar como os pacientes podem evitar a doença.

O evento faz parte de campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Todos os exames são registrados e permitem que os hospitais e a SBD desenvolvam estatísticas sobre o perfil e características da população que pode, ou não, desenvolver a doença.

O câncer de pele é o crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo seu desenvolvimento.

“A detecção precoce do câncer permite tratamento mais rápido e eficaz contra doença. É importante que as pessoas fiquem atentas aos sinais e procurem um médico”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Endereço dos hospitais:

Hospital das Clínicas de São Paulo
– Avenida Doutor Enéas Carvalho de Aguiar, 155- São Paulo

Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto
– Avenida Bandeirantes, 3.900 – Ribeirão Preto

Ambulatório Regional de Especialidades do Hospital Heliópolis
– Avenida Almirante Delamare, 1534 – Sacomã – São Paulo

Hospital do Servidor Público Estadual
– Rua Borges Lagoa, 1755 – Vila Clementino – São Paulo

Hospital Guilherme Álvaro
– Rua Osvaldo Cruz,197, Boqueirão – Santos – Entrada pelo Canal 4

Complexo Hospitalar Padre Bento
– Avenida Emílio Ribas, 1.573, Gopoúva – Guarulhos

Hospital Geral de Promissão
– Rua General Eurico Gaspar Dutra, 620 – Promissão

Instituto Lauro de Souza Lima
– Rodovia Comendador João R. Barros, km. 225/226 – Bauru