Saúde: Novo sistema acelera em 6 vezes a retirada de remédios de alto custo em Rio Preto

Média de espera para receber medicamentos é de 20 minutos

dom, 22/05/2005 - 19h39 | Do Portal do Governo

O novo sistema de dispensação de medicamentos implantado há dez meses pela Secretaria de Estado da Saúde na farmácia de alto custo do Hospital de Base de São José do Rio Preto está reduzindo em até seis vezes o tempo de espera para a retirada dos remédios.

Pacientes hipertensos, diabéticos, transplantados, portadores de mal de Alzheimer e Parkinson, que antes aguardavam cerca de duas horas para conseguir medicamentos, agora esperam, em média, 20 minutos.

O sistema adotado em São José do Rio Preto está em funcionamento desde julho do ano passado e segue mesmo modelo da farmácia de alto custo do Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior da América Latina. Rio Preto foi a primeira cidade do interior do Estado a implantar o novo sistema de dispensação, que já chegou a outras cidades, como Campinas e Sorocaba.

Com o novo sistema os pacientes do Hospital de Base não precisam mais deixar a unidade para adquirir medicamento. Toda a documentação exigida, desde a geração da Solicitação de Medicamentos Excepcionais até a Autorização de Procedimento de Alta Complexidade/Custo (APAC), é realziada eletronicamente e gerenciada por modernos softwares. O Hospital de Base foi escolhido para receber a farmácia porque atende a 83% das pessoas que necessitam de medicamentos excepcionais.

Em julho de 2004 a região de Rio Preto tinha 8 mil pacientes cadastrados para receber os medicamentos de alto custo. Hoje, após a informatização do sistema de dispensação são cerca de 15 mil os pacientes beneficiados na região. Por semana, a farmácia de alto custo atende em média 1.200 pessoas.