Saúde: Novo equipamento do Hospital do Servidor Estadual combate degeneração da visão

Até recentemente, havia poucos recursos capazes de evitar a progressão da doença

qui, 15/05/2003 - 9h21 | Do Portal do Governo

O Serviço de Oftalmologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), acaba de receber novo equipamento para tratamento da degeneração-macular-ligada-à-idade, doença que afeta principalmente a população idosa e causa a perda central da visão. Trata-se de uma doença moderna, cuja incidência tem aumentado por causa da sobrevida das pessoas e ao efeito dos raios ultravioleta, que lesam a retina.

Até recentemente, havia poucos recursos capazes de evitar a progressão da doença ou recuperar parte da visão perdida. “O aparecimento do equipamento TTT – Termo Terapia Transpupilar – trouxe esperança para o tratamento de uma doença de difícil cura com resultados animadores”, conta o diretor do serviço, dr. Isaac Neustein. O aparelho, de fabricação nacional, é de alta tecnologia e está disponível no ambulatório de oftalmologia como parte de um acordo entre o Iamspe e a empresa Opto Eletrônica.

O equipamento está em funcionamento há 15 dias e a equipe médica já atendeu a seis pacientes que, dependendo do caso, realizam até três sessões por tratamento. Ele consiste na cauterização dos vasos sangüíneos anômalos que se instalam na retina e na coróide por ação dos raios ultravioleta. É feito sem lesar os demais vasos considerados saudáveis.

A novidade aumenta o leque de serviços disponíveis no Iamspe e evita que o usuário desembolse um valor estimado de R$ 1,5 mil por sessão em serviços particulares.

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

(AM)