Saúde: Novo Centro de Reprodução Humana do HC oferece tratamento para infertilidade

Centro de Reprodução Humana 'Governador Mário Covas' será inaugurado na próxima quarta-feira, dia 12

qui, 06/02/2003 - 19h41 | Do Portal do Governo

Será inaugurado na próxima quarta-feira, dia 12, o Centro de Reprodução Humana ‘Governador Mário Covas’, da Divisão de Clínica Urológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas/FMUSP.

Instalado em uma área de 400 m2, no Prédio dos Ambulatórios, o novo centro vai atender cerca de 2000 pacientes por ano identificando as causas da infertilidade e proporcionando tratamento adequado.

Os pacientes serão acompanhados por profissionais treinados nos mais importantes centros de reprodução assistida dos Estados Unidos, como ‘Cleveland Clinic Foundation’ (Ohio), ‘Baylor College of Medicine’ (Texas) e ‘Cornell Medical School’ (Nova York).

‘São especialistas capazes de avaliar benefícios e riscos em cada caso levando em conta os efeitos para a mãe, o feto e as gerações futuras’, explica o Prof. Dr. Sami Arap, Diretor da Divisão de Clínica Urológica do Instituto Central do HC e Professor Titular da Disciplina de Urologia da Faculdade de Medicina da USP.

A equipe do Centro de Reprodução Humana do HC é formada por urologistas, ginecologistas, obstetras, geneticistas, biologistas, biomédicos, psicólogos, enfermeiros e assistentes sociais.

Serão aplicadas técnicas consagradas, dentre elas a inseminação intra-uterina, a fertilização in vitro e a injeção intra-citoplasmática de espermatozóides. Para isso, o centro contará com o Laboratório de Micromanipulação de Gametas e o Laboratório de Sêmen e Criopreservação. Já o Laboratório de Pesquisa Genômica permitirá a investigação de anomalias e o aconselhamento genético para os casais.

Procedimentos clínico-cirúrgicos poderão restabelecer a capacidade reprodutiva natural, como a reversão de vasectomia e correção microcirúrgica de varicocele (varizes no escroto). Técnicas de microcirurgia também serão aplicadas em pacientes com falência testicular grave.

‘Daremos ênfase à realização de pesquisas, através de acordos com instituições nacionais e do exterior. Pretendemos obter novos testes diagnósticos, desenvolver técnicas hoje consideradas experimentais e estudar novas drogas’.

Parcerias com Clínicas e Institutos do Hospital das Clínicas irão possibilitar avaliações laboratoriais, radiológicas, ginecológicas e obstétricas. As crianças nascidas através da reprodução assistida serão acompanhadas até completarem um ano de idade.

Inauguração

Centro de Reprodução Humana ‘Governador Mário Covas’
Data: 12 de fevereiro de 2003/ Hora: 10h00
Local: Centro de Convenções Rebouças – Grande Auditório
Avenida Rebouças, 600 – Cerqueira César – São Paulo

<C.M.>