Saúde: Nova unidade de saúde atende moradores do Conjunto Iguatemi

Cerca de 400 famílias da Zona Leste da Capital serão beneficiadas

sex, 21/11/2003 - 8h39 | Do Portal do Governo

As 400 famílias moradoras do Conjunto Iguatemi, na zona leste de São Paulo, receberam uma nova Unidade Básica de Saúde, onde será desenvolvido o Programa Saúde da Família. A unidade, que antes funcionava em dois apartamentos do conjunto, agora está instalada no Centro de Apoio ao Condomínio (CAC).
O Centro, com área de mais de 100m2, passou por adaptações para abrigar duas equipes do programa (colocação de piso cerâmico e construção de banheiro para deficientes). Há outros três CACs no conjunto, dos quais um deverá ser destinado a uma padaria comunitária.

O Programa Saúde da Família é baseado na prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e recuperação da saúde. Cada equipe do Iguatemi é composta por um médico, um enfermeiro e dois auxiliares de enfermagem do Hospital Santa Marcelina, além de cinco agentes comunitários selecionados entre os moradores. Essas equipes atenderão aos moradores do conjunto e de uma área próxima, conhecida como Palanque. Ao todo, são aproximadamente 1.200 famílias cadastradas.

Sônia Maria Trassi, coordenadora de Saúde de São Mateus, diz que, além de inalações e vacinas, o foco principal do atendimento são as gestantes. Há 52 mulheres sendo acompanhadas na fase pré-natal.
“Fiz o pré-natal com elas e fui muito bem atendida. Agora, com mais espaço no posto de saúde, as coisas vão ficar melhores ainda”, assegura Lúcia Silva de Araújo, que passou pelo acompanhamento para o nascimento de Tamine. É o sexto filho dela, todos nascidos de parto normal.

Até julho deste ano, as famílias moravam, em condições precárias, na Favela Paraguai. Uma ação de interesse social, que envolveu a prefeitura, a Sabesp, a Cetesb, as secretarias estaduais de Habitação, do Meio Ambiente e de Energia e Recursos Hídricos, possibilitou a transferência das pessoas para o Conjunto Iguatemi.

Serviço

O Conjunto Iguatemi fica na Av. Ragueb Chohfi, altura do no 7.200. A Unidade de Saúde funciona das 7 às 17 horas, de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana há atividades educativas. O dia 29, sábado, será dedicado ao esclarecimento e eliminação dos focos do mosquito da dengue.

De Regina Amábile, Da Agência Imprensa Oficial

C.C.