Saúde: Nova fábrica da Fundação para o Remédio Popular estará produzindo em 2004

Unidade será construída em área estratégica, na região central do Estado, o que facilitará a distribuição

sex, 21/03/2003 - 10h16 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial e Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde


Para manter a construção de sua nova fábrica, em Américo Brasiliense, dentro das especificações técnicas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a Fundação para o Remédio Popular (Furp) fechou acordo com a Fundação Uniemp – Fórum Permanente das Relações Universidade / Empresa, que cederá profissionais especializados em projetos para fábricas de medicamentos. O acordo de cooperação técnico-científica foi publicado no Diário Oficial do Estado da última terça-feira, dia 18.

A nova unidade, que será construída em terreno cedido pelo hospital Nestor Goulart Reis, da Secretaria de Estado da Saúde, tem por objetivo suprir a demanda de injetáveis e comprimidos em hospitais e casas filantrópicas atendidos, preferencialmente, pelo Sistema Único de Saúde.

Com investimento total de R$ 71,11 milhões, a construção deverá começar em setembro e o início da produção de remédios está previsto para o segundo semestre de 2004, quando os módulos de produção de injetáveis e comprimidos devem estar prontos.

O projeto ainda prevê mais oito módulos no edifício de 5.400 metros quadrados, para a produção de diferentes tipos de medicamentos. “Com a nova fábrica o governo estadual também pretende ampliar o número de remédios que compõem o programa Dose Certa”, afirma o secretário estadual de Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata. O programa Dose Certa atende a pessoas sem condições financeiras para comprar remédios.

Atualmente a Furp tem uma fábrica em Guarulhos que produz 2 bilhões de unidades farmacêuticas (drágeas, comprimidos, cápsulas, frascos, ampolas, bisnagas etc) por ano. São 70 produtos (distribuídos em 100 tipos). A unidade de Américo Brasiliense terá capacidade para produzir, logo após sua inauguração, cerca de 1,2 bilhão de comprimidos e 21 milhões de ampolas por ano.

“A nova fábrica está localizada uma área estratégica, na região central do Estado, o que facilitará a distribuição dos remédios em São Paulo e, também, para outros Estados. Outra vantagem é termos a Faculdade de Farmácia da Universidade Estadual Paulista, Unesp, com a qual será possível uma importante parceria técnica”, disse o assessor técnico da superintendência da Furp, Tuyoshi Ninomya.

(AM)