Saúde: Mutirão do Idoso inova tratamento de quem tem mais de 60 anos

Evento promovido pelo Hospital das Clínicas busca ações simples para melhorar a saúde de idosos

seg, 25/11/2002 - 19h51 | Do Portal do Governo

No próximo sábado, dia 30, cerca de 50 profissionais estarão atendendo pessoas com mais de 60 anos, no Mutirão do Idoso, que acontecerá no Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP. O evento faz parte de um estudo que busca ações simples para melhorar a saúde de idosos. ‘Hoje as pessoas procuram o hospital quando têm doenças ou dor. O que queremos é fazer com que os idosos vivam melhor e se cuidem antes da dor aparecer’, explica o coordenador do Mutirão, o médico e professor Wilson Jacob Filho. Ele diz que a maioria das doenças que os idosos apresentam quando procuram o serviço de saúde são crônicas, difíceis de curar.

O Mutirão do Idoso é uma experiência que, se comprovada positivamente, será expandida do HC para diversos centros e comunidades de diversas cidades. ‘A idéia é simples, como uma campanha de vacinação: realizá-la não utiliza muitos recursos do Estado, pode ser feita em qualquer posto de saúde e previne doenças extremamente graves. O mesmo vale para as doenças do idoso’. O médico salienta que o número de profissionais necessários ao Mutirão também seria reduzido, uma vez que ele serviria principalmente para orientar os participantes.

O evento preencheu as 200 vagas oferecidas em dois dias de inscrição. O fato gerou insatisfações por parte dos interessados, que Jacob julgou positivas. ‘A movimentação indica que o idoso já sabe seus direitos, briga por eles, e que existe um interesse de pessoas dessa idade em melhorar seu estado de saúde’.

Os participantes, que não são pacientes regulares do HC, farão uma espécie de circuito. Eles trarão um questionário preenchido, informando se tomam remédios, se têm dores ou doenças, entre outros dados. A partir disso, serão assistidos por diversos profissionais, um após o outro: médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, dentistas, famacêuticos e assistentes sociais, entre funcionários do HC e alunos de graduação. ‘Após a ‘revisão geral’, os idosos receberão orientações de como comer melhor, realizar exercícios e tomar apenas os remédios necessários’, diz o médico.

Do grupo do Mutirão, metade será sorteado para um acompanhamento telefônico durante o período de um ano, quando haverá um segundo encontro. As atividades serão realizadas no 5º andar do Prédio dos Ambulatórios do HC, que fica na Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255, próximo ao metrô Clínicas, São Paulo.


Mais informações: (0xx11) 9624-6365 ou pelos e-mails ou