Saúde: Mutirão de ultra-som atenderá 1,6 mil pessoas da zona leste

Secretaria da Saúde organizou atendimento no hospital estadual do Itaim-Paulista

seg, 07/11/2005 - 11h58 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde pretende zerar a fila por ultra-som transvaginal na zona leste da capital. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde serão realizados até 3 de dezembro 1.600 exames para moradoras da região, sempre no hospital estadual do Itaim-Paulista.

A partir desta terça-feira, 8 de novembro, cerca de 50 pessoas serão atendidas diariamente no hospital, das 14h às 17h, com exceção de 14 e 15 de novembro (ponto-facultativo e feriado). Aos sábados serão 150 mulheres, das 8h às 18h, com exceção de 3 de dezembro, quando serão 100 exames. Duzentos exames já aconteceram neste último fim de semana. Portanto, no fim do mutirão serão 1.600 exames.

À Secretaria Municipal de Saúde cabe o aviso às pacientes, o que já ocorreu. Para participar do mutirão a paciente, já com o dia e hora agendados, deve apresentar no hospital o encaminhamento médico e a senha, disponibilizada pelas 15 Unidades Básicas de Saúdes (UBSs) da região.

A expectativa é realizar outro mutirão no início de 2006 para acabar com a fila, já que as marcações de novos pacientes continuam. ‘Mutirões são extremamente importantes para acelerar o atendimento à população. Ultra-som transvaginal é um exame moderno, que identifica com precisão algum problema ginegológico’, afirma Carlos Alberto Ferreira, diretor do hospital estadual do Itaim-Paulista.

O Hospital Geral do Itaim Paulista, gerenciado pela Associação beneficente Santa Marcelina, fica na avenida Marechal Tito, 6.035 – Itaim Paulista.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde