Saúde: Mutirão de Catarata do HC agenda 650 cirurgias

Catarata é um tipo de cegueira reversível que afeta cerca de 50 milhões de habitantes do mundo

qui, 10/02/2005 - 15h40 | Do Portal do Governo

Foto de Fernandes Dias - Em seis anos, campanha já atendeu mais de 30 mil pessoasO Mutirão da Catarata do Hospital das Clínicas (HC) é promovido para identificar os portadores da doença e agendar, com rapidez, a data da cirurgia oftalmológica. A última edição da campanha ocorreu dia 29. Cerca de 2,5 mil pessoas de diversas partes da cidade e até de outros Estados foram atendidas. Resultado: agendamento de 650 operações, as quais serão realizadas a partir de março.

Os casos cirúrgicos de catarata foram encaminhados ao Instituto do Coração (Incor) do HC para exames clínicos e laboratoriais pré-operatórios.

O coordenador da iniciativa e chefe do serviço de catarata do HC, Newton Kara José Júnior, explicou que muitos pacientes, que procuraram a assistência oftalmológica naquela data, apresentaram catarata em estágio inicial, portanto casos não-cirúrgicos.

Eles foram orientados a aguardar a evolução da doença, para então retornar em consulta. Outras anomalias diagnosticadas foram glaucoma e degeneração macular relacionada ao idoso, doença que atinge a retina e provoca a diminuição da visão.

Seis edições anuais – Realizado desde 1998, o Mutirão da Catarata é programado pelo menos em seis edições por ano. O HC faz 600 cirurgias por mês, sendo que a maioria é agendada pela campanha. O médico Newton Kara Júnior calcula que, em média, ocorrem 5 mil procedimentos cirúrgicos anualmente. Nesses mais de seis anos de existência do projeto, pelo menos 30 mil pessoas foram beneficiadas. O tempo para se fazer a cirurgia é de apenas 15 minutos.

Catarata é um tipo de cegueira reversível que afeta cerca de 50 milhões de habitantes do mundo, principalmente aqueles com mais de 50 anos de idade. O primeiro sintoma da doença é o embaçamento visual. A próxima campanha será agendada para a primeira quinzena de março.

Viviane Gomes – Da Agência Imprensa Oficial