Saúde: Mutirão atenderá 1,7 mil pessoas da zona sul

Ambulatório da Secretaria Estadual terá atendimento para casos simples

sex, 18/11/2005 - 11h20 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde pretende zerar a fila por uma série de procedimentos básicos na zona sul da capital. Em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde foram realizados, até 17 de dezembro, 1.700 exames par identificação e tratamento de lombalgia, hipertensão, dor de cabeça, obesidade infantil, períneo, glaucoma, refração e diabetes para moradores da região, sempre no Ambulatório de Especialidades Jardim dos Prados.

A partir deste sábado, 19 de novembro, serão atendidos os pacientes, sempre aos sábados. A expectativa é atender cerca de 350 pessoas em cada sábado. Quinhentas pessoas já participaram do primeiro dia do mutirão, em 5 de novembro.

Esta é a segunda região da cidade que a parceria entre Estado e prefeitura zera a fila por procedimentos. A primeira, zona leste, tem mutirão até 3 de dezembro para encerrar a demanda por ultrasonografia.

À Secretaria Municipal de Saúde cabe o aviso às pacientes, o que já ocorreu. Para participar do mutirão a paciente, já com o dia e hora agendados, deve apresentar no hospital o encaminhamento médico e a senha, disponibilizada pelas Unidades Básicas de Saúdes (UBSs) da região.

A idéia é realizar outros mutirões na região em 2006, para cada vez mais diminuir a demanda contínua recebida pelas UBSs e hospitais.

‘Os mutirões são muito importantes para a população, pois com eles conseguimos zerar ou diminuir as filas de espera’, afirma o gerente médico do Ambulatório, Gilvano Amorim.

O Ambulatório de Especialidades Jardim dos Prados fica na rua Santana, 37 – Jardim São Pedro.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde