Saúde: Monitores recebem treinamento para identificar hiperatividade entre adolescentes

Treinamento será organizado pelo Programa de Saúde do Adolescente, da Secretaria de Estado da Saúde

ter, 10/06/2003 - 19h38 | Do Portal do Governo

Os 300 monitores da Secretaria de Estado da Saúde que integram o Programa Parceiros do Futuro serão treinados nesta quinta-feira, dia 12, das 19h às 22h, para identificar casos de adolescentes hiperativos nas escolas. O treinamento será organizado pelo Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria.

A hiperatividade acarreta abandono e baixo aproveitamento escolar – em muitos casos é um indício de uso de drogas. Pesquisa desenvolvidas nos Estados Unidos indica que 40% dos usuários de drogas são hiperativos.

‘A impulsividade do hiperativo e a falta de disciplina o expõe a um risco maior às drogas. Além disso, algumas crianças hiperativas que sofrem abuso sexual não são levadas a sério por adultos pelo fato de terem um comportamento fora do padrão’, explica Albertina Duarte Takeuti, coordenadora do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria.

O Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAHI) atinge de 3 a 6% das crianças em vários países do mundo, incluindo o Brasil. Os principais sintomas são a dificuldade em manter a atenção, inquietude e impulsividade.

O médico psiquiatra Wimer Bottura Junior, da Associação Paulista de Medicina, abrirá o treinamento dando noções básicas sobre Hiperatividade. Os monitores ainda receberão orientações para aplicar questionário em adolescentes de 10 a 20 anos. Perguntas simples, como se o adolescente evita atividades que exijam concentração, podem ser o primeiro passo para identificar um caso.

Os questionários serão aplicados nos adolescentes durante o mês de junho e julho. Em agosto uma comissão formada por especialistas das secretarias de Estado da Saúde e Educação e APM iniciará a avaliação do material recolhido.

A hiperatividade tem cura. O tratamento é feito com medicamentos e suporte psicológico. Todos os casos identificados serão encaminhados para atendimento.

O treinamento no Centro de Desenvolvimento e Seleção de Recursos Humanos, da Secretaria de Estado da Saúde – rua Dona Inácia Uchoa, 574 – Vila Mariana.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.