Saúde: Missão da Indonésia conhece programa paulista de combate a Aids

Grupo estará amanhã às 14h no Centro de Referência em DST/Aids

qua, 03/08/2005 - 14h36 | Do Portal do Governo

Uma missão composta por 15 representantes da Indonésia estará em São Paulo nesta quinta-feira, 4 de agosto, a partir das 14h, no Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids, órgão da Secretaria de Estado da Saúde.

O grupo, formado por parlamentares, médicos, membros do governo e da sociedade civil, conhecerá as ações paulistas de combate a Aids entre usuários de drogas injetáveis.

Nos últimos anos a incidência de Aids entre usuários de drogas caiu drasticamente no Estado. Em 2003 foram notificados 726 casos da doença entre essa população, o que representa queda de 71,8% em relação a 1995, quando houve 2.571 ocorrências.

A diminuição é atribuída, dentre outros fatores, à estratégia de redução de danos entre os usuários de drogas no Estado, que inclui a distribuição de seringas e agulhas descartáveis, frascos de água destilada, copos para diluição e lenços de assepsia, além de materiais educativos.

‘Esse trabalho de redução de danos é de suma importância para diminuir o risco de contaminação pelo vírus da Aids entre os usuários de drogas injetáveis, e os resultados têm sido extremamente positivos em São Paulo’, afirma o coordenador do programa estadual de DST/Aids, Artur Kalichman.

O Centro de Referência e Treinamento em DST/Aids fica na rua Santa Cruz, 81, zona sul da capital.

Secretaria de Estado da Saúde
Assessoria de Imprensa

(RK)