Saúde: Mil pessoas participam de treinamento do Programa Saúde do Adolescente

Evento reuniu representantes de 250 municípios

ter, 19/08/2003 - 9h10 | Do Portal do Governo

O Programa Saúde do Adolescente, da Secretaria de Estado da Saúde, realizou nesta segunda-feira, 18 de agosto, o curso Capacitação em Saúde Integral do Adolescente – Módulo III, com grande sucesso. Cerca de mil pessoas, de 250 cidades do interior do Estado, estiveram no evento, no Palácio dos Bandeirantes.

O objetivo foi capacitar profissionais para a implantação do atendimento aos adolescentes em cidades do Interior do Estado, oferecendo a essa população um atendimento integral e humanizado, prevenindo riscos e agravos específicos da adolescência. Realizado há cerca de dois meses, o Módulo II também foi um sucesso, com a mesma estimativa de público.

Entre os palestrantes estiveram Albertina Duarte Takiuti, coordenadora do programa, padre Júlio Lancelloti, coordenador da Pastoral da Criança, Sandra Seivoletto, do departamento de psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, e o psiquiatra Wimer Botura, da Associação Paulista de Medicina.

Nesse módulo houve ênfase à questão da sexualidade masculina, com a discussão de temas como ‘Principais problemas do adolescente masculino’, ‘Principais problemas urológicos do adolescente’ e ‘O adolescente masculino e a família’.

Os municípios contribuíram para o sucesso do curso. A Filarmônica Jovem de Mogi Guaçú abriu o evento com o Hino Nacional. Em seguida, adolescentes de São Bernardo do Campo apresentaram danças. Caraguatatuba enviou um grupo de adolescentes para a apresentação de números musicais de flauta doce. Também representando o Litoral Norte, meninos e meninas de Ubatuba mostraram um pouco do folclore da região em uma apresentação mista de dança e capoeira.

Da Assessoria de Imprensa Secretaria de Estado da Saúde

C.C.