Saúde: Megamutirão contra catarata espera diagnosticar 20 mil pessoas

Na capital, o atendimento será feito pelo HC e, no interior, nas faculdades de medicina (Unesp) de Botucatu, Marília e Campinas

sex, 26/09/2003 - 11h18 | Do Portal do Governo

O Projeto Catarata, idealizado em 1986 pelo professor dr. Newton Kara José, promove neste sábado, dia 27, das 8 às 12 horas, megamutirão para reabilitar visualmente pacientes com mais de 50 anos de idade que sofrem da doença. Espera-se 20 mil pessoas para o diagnóstico.

Na capital, o atendimento será feito pelo Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP e, no interior, nas faculdades de medicina (Unesp) de Botucatu, Marília e Campinas. Em Ribeirão Preto, a campanha será realizada dia 4 de outubro.

Todos os exames necessários serão feitos no mesmo dia. Com diagnóstico positivo de catarata será, de imediato, marcada a data da cirurgia, que utiliza as técnicas mais avançadas da medicina mundial. Em 1990, em todo o País, os hospitais públicos realizaram 60 mil cirurgias. No ano passado, esse número cresceu para 420 mil. “Estamos caminhando para o ideal, que são 800 mil cirurgias de catarata por ano”, prevê o professor Kara.

Manifestação da doença

De acordo com especialistas, a doença se manifesta por meio do embaçamento do cristalino do olho, que tem a função de uma lente que dá nitidez às imagens e que normalmente é transparente. Se há embaçamento, a pessoa pode vir gradualmente a perder a visão. Este é um processo que demora muitos meses ou anos, atingindo até mesmo os dois olhos. Os médicos definem a cirurgia como resolutiva, ou seja, devolve a visão à pessoa que sofre de catarata. Estima-se que, em todo o mundo, existam 20 milhões de pessoas cegas por causa da doença. Daí a importância de um trabalho como este, em que a cirurgia reverte o quadro, devolvendo a visão.

Um mutirão contra a catarata torna mais ágil o processo. Em condições normais, o paciente passaria por até cinco consultas, e só depois seria liberado para a cirurgia. No Projeto Catarata, todo o trabalho prévio, incluindo a marcação da operação, se dá em apenas um dia. “Esta é a real medicina que beneficia a todos, mas em especial àqueles desprotegidos e sem condições financeiras de se submeter a uma cirurgia, que resolve o problema visual.”

Existem três tipos de catarata:

Senil – decorrente do envelhecimento do cristalino
De adulto – motivada, entre outras razões, por acidentes com choque no olho, trauma de crânio, diabetes e glaucoma
Congênita – que aparece depois do nascimento, exigindo tratamento desde os primeiros dias.

Triagem no Poupatempo Itaquera

A fim de facilitar ainda mais para os pacientes com baixa visão, no mesmo sábado (27) o Poupatempo Itaquera, na estação do Metrô Corinthians Itaquera, estará montando posto de triagem, das 7h às 12h, para os moradores da região com suspeita de catarata. No local, serão feitos alguns exames manuais e, se necessário, os pacientes serão encaminhados ao HC para outros exames e cirurgia.
As pessoas interessadas deverão levar CPF e RG. Não há necessidade de pernoitar na fila, pois todos serão atendidos.

Da Agência Imprensa Oficial

(AM)