Saúde: Mega-exposição contra o cigarro marca Semana de Combate ao Câncer

Túnel de fumaça e boneco com simulação de males do tabaco estarão no evento, que começa na segunda (24)

sex, 21/11/2003 - 12h01 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde promove, de 24 a 30 de novembro, das 8h às 22h, a Semana Estadual de Combate ao Câncer, com o objetivo conscientizar a população sobre os malefícios do cigarro à saúde. A principal atração da Semana será a exposição ‘Enxergando Através da Fumaça’, contra o tabagismo, uma das principais causas de câncer.

Entre os destaques do evento, que será aberto ao público na segunda-feira, dia 24, às 10h, estará a boneca Tabina (nome é a junção de tabaco e nicotina), cujas formas transparentes mostrarão os problemas que o cigarro causa à saúde, em especial ao pulmão. Um túnel de fumaça simulará aos participantes a sensação de um doente com enfisema pulmonar. A exposição também apresentará fotos, cartazes e obras de arte produzidas com radiografias de pacientes com doenças pulmonares.

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma pandemia. Em 90% dos casos de câncer de pulmão, segundo a entidade, as vítimas fumam. Nos casos registrados de enfisema pulmonar, 80% são fumantes. No Estado de São Paulo a Secretaria estima que haja oito milhões de fumantes e três milhões de crianças menores de 10 anos fumantes passivas.

‘Tabagismo deve ser abordado sempre como um grave problema de saúde pública. Além da participação do Estado, é preciso ajuda da família e do fumante, que precisa se conscientizar que o tabaco faz muito mal’, afirma Luiz Roberto Barradas Barata, secretário de Estado da Saúde.

Ainda na segunda-feira, das 14h às 19h, a Secretaria promoverá o fórum de debates ‘Câncer e Tabagismo’. Entre os temas em discussão estarão a atual situação do câncer e sua correlação com o tabagismo, além dos agravos que pode causar à saúde da mulher.

A exposição será realizada na Galeria Central do Conjunto Nacional, na av Paulista, 2.083 – Jardim Paulista, e o fórum na sede da Secretaria, no Auditório Alexandre Vranjac- avenida Doutor Enéas de Carvalho Aguiar, 188 -Cerqueira César.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

(AM)