Saúde: Mega caminhada marca 2º aniversário do Centro de Referência do Idoso

Evento comemora o Dia Internacional do Idoso, dia 27

qua, 24/09/2003 - 14h07 | Do Portal do Governo

O Centro de Referência do Idoso (CRI), símbolo de bom atendimento e qualidade em serviços da Secretaria de Estado da Saúde, realiza nesta sexta-feira, dia 26, uma mega caminhada com cerca de 1.500 idosos e o lançamento de um livro de 80 páginas com histórias de vida de 12 freqüentadores. Os eventos acontecerão um dia antes do Dia Internacional do Idoso, para celebrar os dois anos da entidade.

O secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, estará no evento a partir das 10h30. Considerado a maior referência da América Latina em atendimento gratuito a idosos, o CRI já bateu a marca de 350 mil atendimentos nos quase dois anos de funcionamento. São atendidos cerca de 15 mil idosos por mês, dos quais 9.300 na área médica, incluindo exames de última geração, e 5.700 nos setores de convivência e lazer.

Além da caminhada (saída no campus São Miguel da Universidade Cruzeiro do Sul, av. Dr. Ussiel Cirilo, 225), às 9 horas, a programação de aniversário inclui atividades de Tai Shi Shuan, alongamento, relaxamento, terapia ocupacional, yôga, teatro, coral, dança de salão, atendimento odontológico e exposições de pinturas e trabalhos em argila, madeira e cortiça desenvolvidos pelos idosos. O baile da terceira idade, que reúne cerca de 700 idosos às sextas-feiras, não deixará de acontecer.

O lançamento do livro “Conversas e Memórias – Fragmentos”, que resgata a infância e as histórias de vida de 12 freqüentadores do CRI, será às 10h30. Os idosos que ditaram suas histórias estarão na entidade para a manhã de autógrafos.

“O CRI é uma iniciativa pioneira do governo estadual, um orgulho para os paulistas. Em apenas um ambiente estão reunidos atendimento médico, áreas de lazer e completa infra-estrutura para exames e atividades recreativas. As atividades promovidas pela entidade nestes dois anos são demonstrações do compromisso do governo estadual com a valorização do idoso”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata.

Da Secretaria estadual da Saúde