Saúde: Médicos de Moçambique serão treinados por profissionais de São Paulo

Para esta atividade, foram convidados três técnicos do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo

seg, 26/08/2002 - 20h13 | Do Portal do Governo

O Ministério da Saúde de Moçambique estará realizando até o próximo dia 11 de setembro, um treinamento para 35 profissionais moçambicanos voltados ao atendimento de portadores de HIV/Aids. O curso intitulado ‘Diploma para o Controle e Seguimento da Infecção do HIV’, pretende formar e multiplicar profissionais de saúde.

Para esta atividade, foram convidados três técnicos do Programa Estadual DST/Aids de São Paulo (dois médicos e uma psicóloga),
além de uma pediatra do Instituto da Criança, da Faculdade de Medicina de São Paulo.

Durante o evento são abordados diversos aspectos relacionados a infecção pelo vírus HIV: tratamento, aconselhamento, atendimento domiliciar terapêutico e prevenção.

Além de materiais informativos e educativos referentes aos temas citados. É a terceira vez que técnicos do Programa Estadual DST/Aids visitam países africanos para intercâmbio de
conhecimentos e tecnologia.

Esta atividade faz parte do acordo bilateral assinado entre o Brasil e Moçambique em 1998, e deverá ser concluído no corrente ano. O acordo tem por objetivo fortalecer a capacidade técnica e gerencial do Programa de DST/Aids de Moçambique, através de ações na área de prevenção, gestão e avaliação de programas de HIV/Aids e cuidados assistenciais a portadores de HIV/Aids.

Essas ações compreendem um valor de US$ 251 mil, a contrapartida
brasileira está prevista em US$ 190 mil.