Saúde: Médicos da rede estadual serão treinados para aplicar acupuntura

Técnicas como o Tai-chi-chuan também estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde

qua, 20/08/2003 - 11h57 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde e a Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil, assinaram termo de cooperação para aplicação de técnicas milenares da medicina chinesa no Sistema Único de Saúde (SUS) de todo o Estado.

Segundo o presidente da Associação, Dr. Jou Eel Jia, o ponto principal do projeto é a utilização da acupuntura. Depois devem ser incorporadas a fitoterapia e as práticas físicas, como as técnicas corporais do Tai-chi-chuan, Lien-ch’i, além da meditação. Estima-se que o atendimento com acupuntura comece a ser utilizado até o final de outubro e as demais técnicas a partir de janeiro do próximo ano.

Para incorporar os princípios da medicina chinesa aos serviços oferecidos pelo SUS, a secretaria criou um grupo de trabalho que, entre outras atribuições, está relacionando os médicos da rede estadual que já tenham experiência na área.

Coordenador do grupo de trabalho, o médico sanitarista José Carlos Seixas, diz que foram identificados diferentes órgãos, vinculados direta ou indiretamente à secretaria, que contam com especialistas da área de acupuntura. “A produção desse serviço é restrita. O objetivo agora é ter um controle maior sobre isso e ampliar o desenvolvimento dessa prática para um número maior da população mais carente.”

Profissionais habilitados

De acordo com o termo de cooperação, a Associação de Medicina Tradicional Chinesa do Brasil (AMTCB)vai transferir conhecimento teórico e prático e será uma das entidades responsáveis pelo processo de capacitação dos profissionais que darão atendimento à população. A acupuntura só pode ser aplicada por médicos habilitados e as práticas físicas, por fisioterapeutas e enfermeiras.

Esses profissionais, após treinamento, serão os professores e monitores que multiplicarão os conhecimento para outros profissionais da rede e supervisionarão a aplicação das técnicas. “A primeira etapa é fazer uma reciclagem com os médicos do Estado que já aplicam esse processo de tratamento. Numa segunda fase, vamos capacitar os demais médicos, com um curso que dura de seis meses a um ano, para que eles também possam atuar”, diz o Dr. Jou.

O grupo de trabalho também fará contatos com entidades, reconhecidas pela Associação Médica Brasileira (AMB), que oferecem cursos de acupuntura para haver estímulos à especialização de novos médicos.

A acupuntura

A acupuntura surgiu na China em época muito remota, estima-se emaproximadamente 4 mil a 5 mil anos atrás. A técnica consiste na aplicação de agulhas nos chamados pontos de acupuntura localizados na superfície do corpo. Utilizando o estímulo das agulhas, obtêm-se respostas globais ou específicas no organismo, sendo que várias dessas respostas já foram comprovadas experimentalmente.

Já está comprovado que a acupuntura é eficaz no tratamento de uma gama muito ampla de processos patológicos ou de sintomas não específicos, incluindo, além de processos dolorosos, patologias gástricas, cardiocirculatórias, psíquicas, etc. “Em muitos casos, essas práticas são mais benéficas do que outros tratamentos da medicina ocidental”, diz Dr. Seixas.

A acupuntura pode ser utilizada desde o processo da anestesia, antes de procedimentos médicos, até a prevenção de doenças. ‘Pretendemos que benefícios da medicina chinesa não fiquem restritos aos consultórios particulares, mas que estejam disponíveis também aos usuários do SUS’, explica o médico sanitarista.

Andréa Barros
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)