Saúde: Medicina Unesp/Botucatu realiza simpósio regional sobre infecção hospitalar

Simpósio é coordenado pela Comissão Permanente de Controle de Infecção Hospitalar do HC

qua, 16/06/2004 - 15h26 | Do Portal do Governo

Os principais problemas que envolvem o controle da infecção hospitalar são temas do V Simpósio Regional de IH, aberto nesta quarta-feira, dia 16, às 14 horas, no salão nobre da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu.

Do encontro participam profissionais de saúde das várias unidades de atendimento hospitalar da região de Botucatu e Bauru.

A primeira reunião do evento, depois da abertura presidida pelo prof. Pasqual Barretti, supervisor do Hospital das Clínicas da Medicina Unesp/Botucatu, teve como palestrante a enfermeira Maria Clara Padoveze do Centro de Vigilância Epidemiológica e que falou sobre a reutilização de material médico-hospitalar.

Na seqüência, em mesa redonda sobre “Infecções Hospitalares Respiratórias” participaram o médico Plínio Trabasso e a enfermeira Renata Fagnani, da Universidade de Campinas, além da profa. Irma de Godói, da disciplina de pneumologia da Unesp/Botucatu.

À noite, na sede da Associação Paulista de Medicina, desenvolveu-se um outro painel de debates, tendo como tema os “Germes Problema em Infecção Hospitalar”, com participação dos convidados dr. Luiz Gustavo Cardoso, da Unicamp, e dr Carlos Magno Fortaleza, docente da Medicina/Unesp e do corpo diretivo da Secretaria estadual da Saúde.

Amanhã, dia 17, o evento terá continuidade em mesas redondas, na sede da Faculdade de Medicina, com os seguintes temas “Infecções Hospitalares – o desafio na neonatologia” e “Infecções Hospitalares relacionadas a Cateteres e Sondas”.

O simpósio é coordenado pela Comissão Permanente de Controle de Infecção Hospitalar do HC da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu.