Saúde: Medicina Nuclear do HC de Botucatu atende pacientes de convênio médico

Unidade é especializada nas áreas de diagnóstico por imagem e nas terapias com radioisótopos

qui, 17/06/2004 - 11h12 | Do Portal do Governo

Os pacientes associados à Unimed já estão sendo atendidos no Setor Técnico de Medicina Nuclear do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu, em razão de convênio firmado entre aquela operadora de serviços de saúde e a unidade hospitalar da Unesp, sediada em Rubião Júnior.

O Setor de Medicina Nuclear do HC de Botucatu é especializado nas áreas de diagnóstico por imagem e nas terapias com o uso de radioisótopos, dispondo de equipamentos modernos e de alta tecnologia, além de uma equipe de profissionais de saúde especialmente treinada para esses procedimentos. A coordenação desse grupo é da profª drª Beatriz Lotuffo Griva, do corpo docente da Faculdade de Medicina da Unesp/Botucatu, e chefe do Departamento de Doenças Tropicais e Diagnóstico por Imagem.

Os recursos da Medicina Nuclear são, hoje, aplicados em mais de 50 procedimentos nas áreas da urologia, ortopedia, cardiologia, oncologia, pneumologia, endocrinologia, gastroenterologia e neurologia. Regularmente, eles estão presentes na avaliação da função e da estrutura dos órgãos e dos tecidos, permitindo identificação precoce e precisa de anormalidades e agravos que ali estejam ocorrendo. Sua aplicação terapêutica é comum em tratamentos de hipertireoidismo, de câncer de tireóide e da dor óssea.

Para o paciente, a utilização da Medicina Nuclear é segura e indolor, pois ela utiliza pequenas quantidades de substâncias radioativas (radiofármacos) que, sem efeitos colaterais, se distribuem nos diversos planos anatômicos do órgão ou do tecido a ser estudado, permitindo a captação de imagens de alta definição e decisivas para a adoção da mais apropriada conduta médica.

O HC da Faculdade de Medicina é a única unidade, na cidade de Botucatu, a disponibilizar os mais atualizados equipamentos de Medicina Nuclear, atendendo não apenas aos pacientes do Sistema Único de Saúde, mas também àqueles encaminhados pelo Inamps, e outras operadoras e seguradoras de saúde conveniadas com a Unesp.

Da Assessoria de Imprensa da UNESP/FM/HC-Botucatu

(LRK)