Saúde: Lesões por Esforços Repetitivos serão tema de Congresso da USP

Dia 28 de fevereiro é o Dia Internacional de Prevenção às LER

sex, 28/02/2003 - 8h14 | Do Portal do Governo

Esta sexta-feira, dia 28, é o Dia Internacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos (LER) ou Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT).

O problema é considerado questão de saúde pública mundial por acometer indistintamente trabalhadores de diversas áreas. O assunto também será tema do I Congresso Interdisciplinar de Dor da Universidade de São Paulo (USP), que será realizado nos dias 3, 4 e 5 de abril, no Centro de Convenções Rebouças.

As lesões são causadas pelo uso repetitivo ou forçado de grupos musculares ou por postura inadequada. Atingem tendões, músculos, nervos, tecidos, articulações, vasos sanguíneos e ligamentos. Afetam principalmente os membros superiores, região escapular e pescoço.

As LER/DORT podem levar à dor crônica e alterações psicológicas, provocadas pelo medo da incapacidade e preocupações com perdas materiais e sociais. Comprometem ainda o ritmo do sono e o apetite.

Os distúrbios são comuns entre digitadores, atendentes de telemarketing, operadores de máquinas em geral, metalúrgicos, empacotadores, separadores de correspondência, caixas de bancos e supermercados, entre outros. Até mesmo na agricultura existem atividades que levam o trabalhador a desenvolver LER/DORT.

Estudo do Instituto Nacional de Prevenção às Lesões por Esforços Repetitivos, apoiado pelo Ministério da Saúde, aponta que 4% da população paulistana e 6% dos trabalhadores do município de São Paulo possuem LER. ‘As doenças se manifestam com maior freqüência nas mulheres, em decorrência da dupla jornada’, explica a fisiatra Lin Tchia Yeng, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

O tratamento envolve diversos especialistas. Visa promover a reabilitação social e profissional, além da melhora da qualidade de vida. São estabelecidos programas terapêuticos medicamentosos, fisioterápicos e preventivos específicos para cada indivíduo.

I Congresso Interdisciplinar de Dor da USP (Cindor – USP)

Data: dias 3, 4 e 5 de abril
Local: Centro de Convenções Rebouças
Informações e Inscrições: (11) 3086-4106
Programação do evento: www.saudetotal.com/cindor

Da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas