Saúde: Laboratório do Servidor Público tem número recorde de exames

Só em setembro foram realizados mais de 233 mil exames clínicos

qui, 20/11/2003 - 9h40 | Do Portal do Governo

O Serviço de Laboratório Clínico se superou no mês de setembro com o recorde de 233.516 exames realizados em dez setores que compõem o Serviço, o que soma quase dois milhões de exames até o momento. Só o Setor de Bioquímica de Sangue processou cerca de um milhão e duzentos mil exames. Esse é o resultado do aumento real do desempenho do Laboratório, que reduziu o tempo de processamento dos exames e, por conseqüência, ganhou mais agilidade para responder à demanda do Hospital do Servidor durante 24 horas.

Segundo o seu Diretor, Dr. Sérgio Antonio Malaman, essa é a grande qualidade do Laboratório Clínico, a de possuir um potencial técnico capaz de atender com tranqüilidade ao volume considerável de requisições de exames e ainda manter uma reserva importante caso haja um aumento da demanda. Ele comenta que cada paciente ambulatorial efetua em média cinco exames laboratoriais, enquanto o paciente internado chega a fazer 29 exames.

“O ano de 2003 foi proveitoso para o Serviço, em especial na área de recursos humanos, pois pudemos padronizar a parte operacional a partir da atualização do pessoal de nível universitário e de técnicos. O Curso de Qualidade Total em Laboratório, que teve repercussão nacional, aliado ao de Atualização em Pós-Graduação, trouxe um diferencial aos profissionais que passaram a elaborar manuais de padronização e a caminhar para a obtenção do certificado de acreditação na área de laboratório”, afirmou o Dr. Sérgio Malaman.

Também há seis meses foram adotadas medidas internas que contribuíram para o maior desempenho do Laboratório Clínico como a inclusão de mais um horário de coleta de material nas enfermarias. Antes, os funcionários do Serviço faziam coleta nos pacientes internados às 06h30, e agora, outra equipe percorre os andares para nova coleta a partir das 10h30. Isso adiantou em 24 horas o resultado do exame do paciente da enfermaria, evitando-se o atraso para possíveis altas.

A outra medida foi a ampliação do horário da coleta de exames dos pacientes ambulatoriais para até às 16 horas. “Isso porque, embora seja da cultura popular o hábito de coletar exames em jejum total, na verdade 99% deles podem ser realizados com o jejum de apenas quatro horas”, finalizou o Diretor do Laboratório.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE

C.C.