Saúde: Laboratório do Estado vai produzir filtro solar

Produto será apresentado nesta terça-feira, dia 21

seg, 20/05/2002 - 16h07 | Do Portal do Governo

O Governo do Estado, por intermédio da Fundação para o Remédio Popular (Furp), está produzindo filtro solar para distribuição na rede pública de saúde. A apresentação do produto será feita nesta terça-feira, dia 21, pelo secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes, no auditório da Santa Casa de São Paulo.

O filtro solar desenvolvido pela Furp, em parceria com a Sociedade Brasileira de Dermatologia e a Associação Brasileira de Pacientes de Lupus Eritematoso, tem capacidade para proteger a pele contra 94% dos raios solares. O produto será disponibilizado, primeiro, para portadores de Lupus Eritematoso. Por ser considerado um cosmético e também pelo alto custo, parte da população não tem acesso a esse produto.

A incidência de câncer de pele vem aumentando em quase todo o mundo e atualmente representa um dos mais graves problemas de saúde pública, configurando uma ‘epidemia silenciosa’. Estima-se que no Brasil ocorrerão, a cada ano, 60 mil novos casos e cerca de 1,8 mil mortes causadas pela doença. Porém, ao contrário dos outros tipos de câncer, o de pele pode ser facilmente evitado, já que sua causa é conhecida: a exposição excessiva ao sol, principalmente em determinados tipos de pele.

A Secretaria da Saúde já dispõe de 60 mil frascos do produto, o suficiente para atender durante três meses os cerca de 20 mil pacientes de Lupus.

Data: Terça-feira, 21 de maio de 2002
Horário: 11 horas
Local: Auditório da Santa Casa de São Paulo, Rua Dr. Cesário Mota Júnior, 112 – região Central