Saúde: Instituto Pasteur comemora centenário com seminário internacional sobre a raiva

Encontro visa à atualização de conhecimentos científicos referentes à moléstia e a seu controle

sáb, 19/07/2003 - 14h26 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


Por Sirlaine Aiala

O Instituto Pasteur, referência nacional em pesquisa e controle da raiva, comemora 100 anos com seminário internacional sobre a doença. De 5 a 7 de agosto, o evento reunirá no hotel Crowne Plaza, em São Paulo, especialistas do Brasil, África do Sul, Argentina, Canadá, Chile, França, México e Venezuela. Dirigido a estudantes e profissionais de saúde pública e sanidade animal, o encontro visa à atualização de conhecimentos científicos referentes à moléstia e a seu controle. As inscrições estão abertas e as vagas são limitadas.

Também para celebrar o aniversário de sua fundação, o instituto inaugurará dia 5 de agosto duas exposições fotográficas: 100 anos do Instituto Pasteur e Louis Pasteur – Vida e obra. São aproximadamente 60 fotos que contam a história da instituição e a trajetória do pesquisador francês, que descobriu a vacina anti-rábica. A mostra será no saguão do prédio da Fiat do Brasil, na Avenida Paulista.

Atuação

Único laboratório que faz diagnóstico de raiva humana no Estado, o instituto tem ambulatório com plantão médico de 24 horas para a população. Atende em média a 5 mil pessoas por ano. Sua atuação fez com que a raiva humana praticamente desaparecesse de São Paulo. O último caso foi registrado há dois anos e, o penúltimo, em 1997. A doença manifesta-se em mamíferos e é fatal. “Por isso a necessidade de procurar atendimento médico imediatamente, após ferimentos provocados por animais, principalmente cães, gatos e morcegos”, aconselha Neide Takaoka, diretora do instituto.

Há oito anos começou a desenvolver a Campanha de Vacinação Anti-Rábica para Cães e Gatos no Estado e desde 1983 todos os municípios paulistas participam da campanha. No ano passado, foram vacinados 4,4 milhões de cães e 625 mil gatos. Estatísticas mostram que o número de animais domésticos com a doença diminuiu nos últimos anos em decorrência da iniciativa.

Quando o instituto passou a coordenar o Programa de Controle da Raiva no Estado de São Paulo, há sete anos, foram registrados 95 casos de raiva canina e nove de felina. No ano seguinte, foram 11 casos em cães e nenhum em gatos. Em 2002 apenas dois casos – um cão e um gato.

História

O prédio onde funciona o Instituto Pasteur é uma das cinco casas mais antigas da Avenida Paulista. Está ganhando pintura nova e reforma do telhado. Com área de 1,2 mil m2, foi comprada por beneméritos em 1903 para abrigar sua sede. Nascida como instituição privada, foi doada ao Governo do Estado de São Paulo em 1916.

Sua história confunde-se com a do combate à doença em São Paulo. Nos primeiros anos de atividade, produzia a vacina artesanalmente e hoje tem modernos laboratórios. Atualmente, o Instituto Pasteur tem 120 profissionais que fazem diagnóstico virológico, sorologia para avaliação de anticorpos anti-rábicos e atendimento ambulatorial.

Seminário Internacional de Raiva
Data: de 5 a 7 de agosto
Local: Hotel Crowne Plaza
Inscrições pelo site www.pasteur.saude.sp.gov.br
A inscrição vai até o dia 21 e custa R$ 150,00. No evento, dia 5 de agosto, R$ 200,00. Outras informações pelo telefone (11) 3361-3056. O Instituto Pasteur fica na Avenida Paulista, 393, em São Paulo.

(LRK)