Saúde: Instituto do Coração realiza programa de condicionamento físico na Zona Leste

nd

sáb, 23/02/2002 - 11h22 | Do Portal do Governo

A partir deste sábado, dia 23, a população da Zona Leste terá acesso ao Programa de Condicionamento Físico nos parques. A iniciativa é do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HC/FMUSP), vinculado à Secretaria da Saúde do Estado, com a parceria da Prefeitura de São Paulo.

O projeto será implementado no Parque do Carmo, de segunda a sexta-feira, das 7 às 10 horas. No Programa ‘Saúde e Esportes no Parque’, como é conhecido, o participante poderá ter orientação e prescrição especializada de exercícios físicos à distância, ministrados por professores de Educação Física, sob supervisão da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício, pertencente ao Incor.

O Programa, inédito no Brasil, foi implantado pelo Incor há três anos no Parque Ibirapuera, onde atende mais de duas mil pessoas. A proposta é estender esse trabalho a dez parques municipais, entre eles, o da Aclimação, a partir de março deste ano.

‘O esforço do Incor agora é levar esse serviço especializado aos demais parques de São Paulo, colocando a serviço da população um instrumento científico para a prevenção e tratamento das doenças do coração’, explica o diretor da Unidade do Instituto, Carlos Eduardo Negrão.

Diariamente passam pelo Parque do Carmo aproximadamente 5 mil pessoas de segunda a sexta-feira, e 60 mil pessoas nos finais de semana. Pelo Parque da Aclimação, são 1,5 mil pessoas/dia, de segunda a sexta-feira, e nos finais de semana, 5 mil pessoas aos sábados e 6 mil aos domingos; no Ibirapuera, 20 mil pessoas/dia circulam de segunda a sexta-feira no parque. No sábado, esse número sobe para 70 mil pessoas e, aos domingos, para 130 mil.

Data: Sábado, dia 23 de fevereiro de 2002
Horário: A partir das 11 horas
Local: Prédio da Administração do Parque do Carmo – Av. Afonso Sampaio e Souza, 951 – São Paulo-SP.