Saúde: Instituto de Tratamento do Câncer Infantil atende 1,6 mil pacientes/mês

Centro de referência, a entidade sem fins lucrativos recebe crianças e adolescentes de todo o Brasil

sex, 29/08/2003 - 13h14 | Do Portal do Governo

Inaugurado em junho do ano passado, o Instituto de Tratamento do Câncer Infantil de São Paulo (Itaci), entidade sem fins lucrativos, atende a 1,6 mil crianças e adolescentes por mês, todos portadores de câncer, leucemia e doenças do sangue. Os pacientes recebem, gratuitamente, cuidados médicos, quimioterápicos e multiprofissional, incluindo odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição e serviço social.

“Como somos um hospital filantrópico podemos atender a 70% de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e 30% de convênios e particulares. Até o momento, quase 100% dos serviços prestados são do SUS, e abrangem público com faixa etária entre zero e 19 anos”, informa Rita Tiziana Polastrini, coordenadora administrativa do instituto.

A idéia de criar um local exclusivo para tratamento onco-hematológico surgiu da necessidade de ampliar o atendimento prestado pelo Instituto da Criança (ICr), pertencente ao Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP. Todos os pacientes do oncolatório e a equipe médica do ICr, composta de 11 especialistas, foram transferidos para o novo hospital.

Centro de referência

Atualmente, parte do tratamento como os casos de ambulatório, enfermaria geral, diagnóstico, acompanhamento e fase terminal da doença fica sob a responsabilidade do Itaci. Os pacientes que exigem cuidados de alta complexidade e melhores recursos tecnológicos – cirurgia e internações em UTI – são encaminhados ao HC ou ao ICr.

“Por haver uma procura não atendida em razão da falta de espaço físico, aumentamos em 20% o atendimento. Hoje, somos centro de referência e recebemos pacientes de todo o Brasil. É comum chegar a mãe com o paciente de mala e cuia. Muitas vezes, ganharam a passagem de ônibus e foram despachados para São Paulo.”

Esse modelo de atendimento foi estabelecido por convênio de cooperação entre a Fundação Criança, gestora e administradora do Itaci, com o Hospital das Clínicas.

Iniciativa privada é a solução

O prédio do Itaci tem quatro andares, 17 apartamentos individuais para internação, duas salas para transplantes, 12 leitos de quimioterapia ambulatorial, 12 consultórios médicos e quatro consultórios para atendimentos multiprofissionais, com serviços de odontologia, psicologia, fisioterapia, nutrição e serviço social. No local, também foi instalada área de lazer com brinquedoteca.

O instituto tem condições de realizar duas mil consultas, mil quimioterapias e 70 internações mensais. Com equipe de 41 profissionais – que dá assistência direta aos pacientes e 34 pessoas lidando com a parte administrativa – o hospital está trabalhando com 50% de sua capacidade na área ambulatorial, de acordo com Rita.

A gerente administrativa da Fundação Criança, Regina Lucena, disse que aguarda autorização do Instituto Nacional do Câncer (Inca) para ampliar o atendimento e espera recursos da iniciativa privada para atingir 100% da capacidade.

Tratamento quimioterápico

Na ala ambulatorial estavam Victor Rodrigues Magalhães, bebê de oito meses, e Graciliana Bernardo de Moura, de 10 anos. “Há cinco meses trago meu filho para fazer tratamento. Começou no ICr e depois foi transferido para o Itaci. Como meu filho tem leucemia, preciso trazê-lo três vezes por semana. Ficamos aqui quase o dia todo para fazer as duas sessões de quimioterapia”, conta a mãe Valcinen Rodrigues Magalhães.

Maria de Fátima Bernardo, mãe de Graciliana, descobriu há três meses que a filha tinha câncer. Disse que era seu segundo dia no instituto. “Não sei quantas vezes terei de trazê-la porque ainda não falei com os médicos. Hoje, o tratamento vai demorar quatro horas. Ainda bem que tem espaço para esperar e ficar perto dela.
A área de internação foi inaugurada em junho. Dos 17 apartamentos individuais e equipados, seis estão ocupados. Dois pacientes internados vieram de Rondônia, um de Manaus, um de Brasília e os demais são paulistas. Dois deles estão em fase terminal.

Para a construção do centro oncológico pediátrico, a Fundação Criança, em parceria com a Ação Solidária contra o Câncer Infantil, fez campanha e mobilizou o empresariado paulista e sociedade civil. Conseguiu arrecadar R$ 9 milhões. Todos os equipamentos também foram montados com doações. “Desde os parafusos, concreto, esquadrias e laboratório, tudo foi doado”, enfatiza Rita.

SERVIÇO

O Itaci fica na Rua Galeno de Almeida, 148 – Pinheiros – São Paulo –capital. O ambulatório funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas, e a enfermaria, 24 horas

Claudeci Martins
Da Agência Imprensa Oficial

(AM)