Saúde: Instituto de Psiquiatria lança livro sobre comportamento criminoso e saúde mental

'Temas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica' será lançado nesta sexta-feira, dia 28

seg, 24/03/2003 - 15h27 | Do Portal do Governo

Atos anti-sociais e violência em suas variadas formas, filicídio, parricídio e suas relações com sanidade mental, temas que abalam e desafiam a humanidade. Para refletir sobre esses assuntos, na próxima sexta-feira, dia 28, o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica (NUFOR) do Instituto de Psiquiatria (IPq) do HC, estará lançando o livro ‘Temas em Psiquiatria Forense e Psicologia Jurídica’, coordenado pelo psiquiatra Sergio Paulo Rigonatti e organizado por Antônio de Pádua Serafim (psicólogo) e Edgard Luiz de Barros (historiador e cientista político).

Entender, prevenir, abordar e julgar delitos e comportamentos anti-sociais decorrentes de transtornos mentais é cada vez mais o foco de investigação de médicos, psiquiatras, cientistas e pesquisadores, especialmente do NUFOR, criado há quase dez anos.

Além de uma panorâmica da história da psiquiatria forense, a obra aborda de forma clara e em linguagem simples, temas como parâmetros biológicos, psicológicos e sociais do comportamento criminoso; personalidade na conduta criminosa; desestruturação familiar na criminalidade; violência doméstica; uso abusivo e dependência de álcool e/ou drogas em mulheres x violência; perícia psiquiátrica; transtorno factício (simulação); suicídio e tentativa de suicídio; psicologia no sistema penitenciário do estado de São Paulo e perspectivas internacionais em psiquiatria forense.

Na ocasião do lançamento do livro haverá palestra aberta e gratuita com a Alexandrina Meleiro, psiquiatra do IPq, sobre ‘Suicídio e tentativa de suicídio: aspectos médico-legais’.

Data: Sexta-feira, 28 de março de 2003
Horário: 19h30
Local: Centro de Convenções Rebouças – Auditório Amarelo, Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 23
Informações: (0xx11) 3081 1344