Saúde: Instituto de Psiquiatria faz levantamento de transtornos de memória na população

nd

qui, 11/07/2002 - 15h50 | Do Portal do Governo

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da USP está iniciando trabalho de campo inédito, para diagnosticar e tratar pessoas acima de 65 anos, portadoras de transtornos de memória, especialmente doença de Alzheimer.

O trabalho, coordenado pelo Projeto Terceira Idade – Proter/IPq, abrange visita à residências em bairros como Vila Brasilândia, Vila Sônia, Rio Pequeno e Jardim Paulista, que são áreas de referência de atendimento no complexo HC.

Serão duas fases: na primeira, estudantes de enfermagem da USP farão as visitas às casas onde residam idosos, submetendo-os a testes de memória e medição da pressão arterial, além de entrevista com familiares.

Na segunda, as pessoas com provável distúrbio de memória serão encaminhadas ao IPq para exames médicos especializados e tratamento, gratuitamente.

Segundo o psiquiatra Sérgio Ricardo Hototian, responsável pelo projeto, uma das motivações do trabalho é o aumento da população idosa no País, além da oportunidade de mapear a prevalência de demências nessas regiões de São Paulo.

Serão visitadas cerca de 2 mil famílias e, segundo Hototian, estima-se que 200 pacientes poderão ser encaminhados ao IPq para avaliação mais detalhada.

Mais informações pelo telefone: (0xx11) 3069 6973