Saúde: Instituto de Psiquiatria do HC faz pesquisa para dependentes de drogas

Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas oferece assistência a dependentes e atua na prevenção

qui, 27/02/2003 - 12h45 | Do Portal do Governo

Da Agência Imprensa Oficial


O Grupo Interdisciplinar de Estudos de Álcool e Drogas (Grea), do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC), criado em 1981, vem desenvolvendo pesquisas e oferecendo assistência a dependentes. Atua também na prevenção e o trabalho é considerado, pela Secretaria Nacional Antidrogas (Senad), como de excelência no setor. Possui equipe de psiquiatras, psicólogos, outros profissionais de saúde e voluntários, num total de 60 pessoas.

O psiquiatra e coordenador André Malbergier informa que o Grea atende aproximadamente 25 pessoas por semana em suas duas unidades, no HC e no Hospital Universitário, no campus da USP. “Atualmente, temos lista de espera de 300 pessoas, que serão atendidas nos próximos dois meses.” Na primeira consulta, a de triagem, o dependente é atendido e informado sobre a data de retorno, quando dará início ao tratamento.

Cura e recaída

Para dependentes de drogas, principalmente crack e cocaína, o médico diz que o índice de recuperados chega a 30% em um ano de tratamento. “Pode parecer pouco, mas é um número mundial e também porque a recaída é muito grande.” No álcool, a porcentagem é de 40%.

O público feminino, em ambos os tratamentos, é atendido de forma separada, no Programa de Atenção à Mulher Dependente. No HC, qualquer interessado pode utilizar os serviços do Grea, às terças-feiras, à tarde.

No Hospital Universitário, são atendidas pessoas do local, como alunos, funcionários e outros, no Programa de Prevenção e Tratamento do Uso de Drogas na USP (Produsp), às segundas e sextas, à tarde.

O Grea, por meio do Produsp, mantém um escritório na Escola Politécnica, onde uma médica coordena as atividades, no meio universitário, com a aplicação, inclusive, de palestras, concursos e debates.

Profissionais do Grea usam as pesquisas para ensinar o tema dependência de drogas e álcool. Alunos da Faculdade de Medicina da USP, nos quarto e quinto anos de curso, aprendem tratamento e prevenção. Os trabalhos também são utilizados por aqueles que fazem pós-graduação. Maiores informações, no site www.usp.br/medicina/grea ou telefone (11) 3081-8060.

Otávio Nunes

(AM)