Saúde: Instituto de Psiquiatria do HC estudará efeito de antidepressivos

Pesquisa vai recrutar voluntários, que terão o comportamento analisado durante oito semanas

qua, 29/01/2003 - 9h37 | Do Portal do Governo

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas está recrutando pessoas sadias de ambos os sexos, dos 21 aos 50 anos, para participar de estudos com o objetivo de avaliar e conhecer mais profundamente os efeitos de baixas doses de antidepressivos no estado emocional habitual de pessoas normais.

Durante os trabalhos, serão observadas características de personalidade, humor e outras variáveis psicológicas, bem como sua relação com o processamento de informações, ritmos biológicos, sono, comportamento alimentar e neuroimagem.

Os interessados em participar do estudo não podem ter tido qualquer diagnóstico psiquiátrico ou doença. Segundo a coordenadora do projeto, Clarice Gorenstein, os medicamentos estudados estão em uso há mais de vinte anos. Não causam dependência e possuem efeitos colaterais mínimos e reversíveis. O intuito é analisar seus efeitos em pessoas sem nenhuma patologia.

Já se sabe que a administração de doses baixas ou moderadas de antidepressivos em indivíduos normais está associada a efeitos extraterapêuticos como aumento da autoconfiança, melhora do humor e do bem-estar. Reduz a irritabilidade e aumenta a tolerância a estímulos adversos; maior sociabilidade; melhora subjetiva do processamento cognitivo e da capacidade de decisão.

A estabilização e a melhora da resposta emocional dessas pessoas têm impacto favorável nas relações interpessoais, familiares e profissionais. A demonstração de mudanças nesses aspectos de personalidade poderá ter implicações importantes na definição das circunstâncias nas quais determinadas pessoas se beneficiariam com mais de um tratamento farmacológico ou psicoterápico ou ambos.

Como participar

Serão aceitos somente voluntários sadios de ambos os sexos, sem doenças crônicas (hipertensão, diabetes, bronquite). É importante que não estejam sob tratamento com medicamentos e que não se sintam mais ansiosas, deprimidas ou irritadas do que consideram normal. Devem ter pelo menos primeiro grau completo e residir na Capital. O estudo terá duração de oito semanas.

Inscrições e informações pelo telefone 3069-6958 ou 3069-6978, com Viviane.

Lúcia Alamino
Da Agência Imprensa Oficial
e Assessoria de Imprensa do IPq

A.M.