Saúde: Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC completa 50 anos

Pioneirismo e qualidade tornaram o Instituto referência em ensino, pesquisa e assistência

qui, 31/07/2003 - 8h05 | Do Portal do Governo

O Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP completa 50 anos nesta quinta-feira, dia 31 de julho. Inaugurado em 1953, o hospital foi construído para receber os casos de Poliomielite Anterior Aguda (Paralisia Infantil), prestando assistência respiratória constante aos pacientes internados.

Atualmente, o IOT ocupa 25.000 metros quadrados de área construída, destinados ao tratamento de traumas e enfermidades que afetam o aparelho locomotor, como mal-formações congênitas, tumores ósseos, paralisia cerebral, osteoporose, reumatismo e fibromialgia.

Possui sete laboratórios de especialidades e um corpo clínico com mais de 200 médicos, incluindo, além de ortopedistas, anestesiologistas, pediatras, geriatras, fisiatras, urologistas, cardiologistas, cirurgiões de tórax e plásticos.

Como todo o complexo HC, o Instituto de Ortopedia e Traumatologia tem compromisso com o ensino e a pesquisa científica. Recebe alunos de graduação, residentes e pós-graduandos de todo o País. Coordena ainda cursos semanais de especialização médica.

O IOT foi pioneiro no Brasil ao criar o Banco de Tecidos (captação e conservação de ossos, cartilagens, tendões, fáscias e ligamentos para transplante), o Laboratório de Biomecânica (simulações de técnicas cirúrgicas) e a Oficina Ortopédica (confecção e aperfeiçoamento de próteses e aparelhos para correção dos membros).

O hospital tem ainda importante atuação na área de Lesão Medular, através do Centro de Atendimento ao Traumatizado Raquimedular (Cenatra), centro de referência no Estado de São Paulo que vem concentrando esforços em pesquisas de ponta.

Da Assessoria de Imprensa do HC

C.C.