Saúde: Instituto da Criança participa do 4º Congresso de Humanização Familiar

Evento será realizado nos dias 5 e 6 de abril, no Centro de Convenções Rebouças

qui, 01/04/2004 - 16h13 | Do Portal do Governo

O Instituto da Criança (ICr) participa, pelo quarto ano consecutivo, do 4º Congresso de Humanização Hospitalar em Ação 2004, uma iniciativa dos nossos parceiros Associação Viva e Deixe Viver, Doutores da Alegria e Projeto Carmim em conjunto com o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP. O Congresso que já integra o calendário oficial de eventos da cidade de São Paulo e será realizado nos dias 5 e 6 de abril, no Centro de Convenções Rebouças.

O ICr vai apresentar dois projetos de humanização durante a ‘troca de experiências’. Um deles é o ‘Café da Manhã com o Diretor Executivo’, iniciativa da Comissão de Administração e Desenvolvimento Profissional. É um encontro realizado mensalmente com Diretor Executivo e 11 profissionais. O objetivo é promover integração entre o diretor do hospital e os funcionários. A narração de suas histórias de vida marcam o reconhecimento e o respeito dos profissionais pelos demais colegas. Esse espaço possibilita troca de idéias, sugestões e esclarecimento de dúvidas.

A apresentação será no dia 05, das15h20 às 15h35.

O outro projeto é o ‘Conselho Familiar’, que tem como apoio o Serviço Social do ICr. Os voluntários do projeto acolhem, ouvem e apoiam familiares das crianças e adolescentes portadores de doenças crônicas; orientam sobre entidades de apoio e direitos do paciente e incentivam o exercício do direito à cidadania. Realizam empréstimo de livros e aulas de artesanato.

A apresentação será no dia 06, das 15h40 às 15h55.

A participação do Instituto da Criança no Congresso não pára por aí. O Serviço de Hotelaria do ICr vai expor seu trabalho junto a outros profissionais do Hospital das Clínicas, durante meenting no dia 06, das 8h30 às 13h00. A palestra ‘Serviço de Governança – Um novo Conceito em Hotelaria Hospitalar’ vai mostrar a humanização através do vínculo criado entre as camareiras e os pacientes e acompanhantes.

A Nutrição do ICr e os demais serviços de Nutrição do HC vão promover a vivência ‘Comendo Com os Olhos’, no dia 06, das 14h30 às 18h30. Entre outras atividades, haverá a apresentação do teatro de fantoches usado no ICr para trabalhar a educação nutricional junto às crianças.

Neste ano, os organizadores esperam reunir um mínimo de mil pessoas, com perfil qualificado e de vários estados brasileiros, para debater o tema ‘O Respeito ao Profissional da Saúde para a Criação de Ambientes Hospitalares Mais Saudáveis’. Informações sobre o Congresso no site www.humanizacaohospitalar.com.br ou pelo telefone (11) 5055-9314.

Evento: 4º Congresso Humanização Hospitalar em Ação 2004
Local: Centro de Convenções Rebouças – Avenida Rebouças, 600
Datas: 05 e 06 de abril (segunda e terça)
Horário: das 8h30 às 18h30

Por Claudia Gouvêa, da Assessoria de Imprensa do Instituto da Criança do HCFMUSP

C.C.