Saúde: Instituto da Criança do HC promove o II Plantão Contra a Dor

Evento será realizado nesta quinta e sexta, dias 14 e 15

qui, 14/10/2004 - 8h46 | Do Portal do Governo

O tratamento da dor em crianças é uma preocupação crescente entre os profissionais de saúde de todo o Brasil. A dor na criança ainda não é encarada com o mesmo vigor que a dor no adulto. Ignorar o sofrimento provocado pela dor na criança é algo inaceitável. Por isso, o Instituto da Criança (ICr) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo promove o II Plantão Contra a Dor, nos dias 14 e 15 de outubro (quinta e sexta).

Muitas vezes, a criança pequena não consegue manifestar o seu desconforto de forma que os profissionais de saúde ou os próprios pais consigam avaliar a extensão da dor. Diante desta realidade, é importante que o profissional de saúde desenvolva a capacidade de ‘avaliar’ e ‘quantificar’ a dor da criança, através da analgesia adequada e principalmente da abordagem correta do paciente.

Tendo em vista esta conscientização, os profissionais da Unidade de Dor e Medicina Paliativa do ICr irão percorrer as enfermarias para conversar com todos os envolvidos no tratamento das crianças. Os médicos, enfermeiros, auxiliares e demais profissionais que trabalham no Instituto da Criança já conhecem a prática, mas nunca é demais reforçar. Isso porque, mesmo que cientificamente derrubados, alguns mitos e preconceitos ainda moldam a formação dos profissionais de saúde como, por exemplo, o medo de criar dependência às drogas.

Tomar uma injeção não precisa ser uma experiência dolorosa, principalmente para os pacientes do Instituto da Criança, portadores de doenças complexas que passam às vezes por até 50 períodos de internações, com dúzias de injeções e exames. A prática correta é conversar com a criança e explicar tudo o que vai acontecer para que haja tranqüilidade e descontração na hora do procedimento. Assim, o pequeno paciente não vai sofrer por antecipação, não ficará traumatizado e evitará a dor.

No que diz respeito à conscientização dos pais ou responsáveis, os médicos lembram que a criança copia o comportamento deles. Se a família se mostra tensa e preocupada, o filho capta o ‘clima emocional’ e passa a viver a situação como algo desagradável.

‘O II Plantão Contra a Dor tem a finalidade de reforçar os cuidados adequados do paciente pediátrico com dor ou não, contribuindo para a melhora da qualidade de vida das crianças para que elas não sofram desnecessariamente de dor aguda, crônica ou crônica agudizada’, afirma a Dra. Silvia Maria Macedo Barbosa, responsável pela Unidade de Dor e Medicina Paliativa do ICr HCFMUSP.

O II Plantão Contra a Dor será aberto com a palestra ‘A Dor Nossa de Cada Dia’, com a Dra. Silvia Maria Macedo Barbosa, Dra. Pilar Lecussan e o Padre Anísio, da Capelania Católica do HC, no dia 14, às 8h30. Durante os dois dias, acontecerão palestras, atividades para crianças e pais, concurso de desenho e sorteio de brindes.

Da Assessoria de Imprensa do Instituto da Criança do HCFMUSP