Saúde: Instituto da Criança do HC já realizou 200 transplantes hepáticos

Técnicas para redução de fígado e de doadores vivos permitiram ampliação de transplantes

sex, 11/04/2003 - 12h10 | Do Portal do Governo

O Serviço de Cirurgia Pediátrica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de SãoPaulo (HCFMUSP) acaba de realizar transplante de fígado de número 200 em crianças. O Programa de Transplante de Fígado, ativo há 14 anos, faz diversos tipos de transplantes hepáticos, incluindo o de fígado reduzido e o inter vivos.

A técnica do fígado reduzido consiste na diminuição do volume do órgão de doadores adultos, com morte encefálica, permitindo o implante no abdome de crianças com menor estatura e peso corpóreo.

A evolução técnica seguinte foi o domínio do transplante inter vivos, isto é, com doador vivo. Geralmente o pai ou a mãe doa de 25% a 30% do órgão para a criança, técnica esta que foi uma conseqüência quase direta do transplante de fígado reduzido. O programa contabiliza no momento quase 50 casos deste tipo. Este procedimento cirúrgico não traz complicações para o doador que pode retornar a vida normal em poucos dias.

As técnicas do fígado reduzido e do inter vivos possibilitaram grande impulso aos transplantes pediátricos. O número de doadores infantis é limitado e estes procedimentos permitiram aumentar o número de transplantes, além de serem fundamentais para salvar a vida da criança e evitar o agravamento do seu estado geral e a rápida e progressiva piora da função hepática.

O Instituto da Criança é hospital público da Universidade de São Paulo, atende pacientes do SUS e de convênios médicos. Conta com uma equipe de cirurgiões, chefiada pelo Prof. João Gilberto Maksoud, que realiza os transplantes e acompanha as crianças operadas pelo tempo que for necessário. Também fazem parte da equipe outros profissionais como os intensivistas, anestesistas especializados, patologistas, endoscopistas, radiologistas e outros profissionais. O Serviço Social da instituição fornece a assistência e orientação necessária para cada caso.

‘Os resultados obtidos no Instituto da Criança são gratificantes e compensadores, a sobrevida é igual e até melhor que a de muitos centros de transplante de fígado do mundo. Importantes fatores de sucesso são o entusiasmo com que a equipe se integra e trabalha, a eficiência técnica e o relacionamento humano com os pacientes e seus familiares. A perfeita integração de uma enfermeira coordenadora com a equipe médica e as orientações práticas que disponibiliza com amor e carinho a todas as crianças operadas também é essencial. Outro fator de sucesso é o apoio diretamente recebido da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o qual torna possível a execução deste complexo programa’, destaca o chefe do Serviço de Cirurgia Pediátrica do ICr-HCFMUSP, Professor João Gilberto Maksoud.

Da Assessoria de Imprensa do HCFMUSP

C.C.