Saúde: Instituto da Criança do HC alerta para a prevenção da hipertensão arterial desde a infância

Esta terça-feira, 26 de abril, é o Dia Nacional de Combate à Hipertensão Arterial

seg, 25/04/2005 - 16h01 | Do Portal do Governo

Nesta terça-feira, 26 de abril, é comemorado o Dia Nacional Instituto da Criança do Hospital das Clínicas (HC). Das 8 às 13 horas, nefrologistas da instituição vão medir a pressão dos filhos dos funcionários que freqüentam a creche do HC. Ao todo, são cerca de 270 crianças. O evento serve de alerta para que a população se conscientize sobre a importância da prática também nos bebês.

Ganho de peso e crescimento inadequados, irritabilidade e cansaço excessivo durante as mamadas e os exercícios físicos são sintomas da Hipertensão Arterial. Porém, na maioria dos casos, a criança não apresenta indícios da doença.

‘A Hipertensão Arterial é uma das principais causas de mortalidade cardiovascular entre adultos, por isso, a prevenção desde a infância é importante aliada no combate’, explica a Dra. Vera Koch, médica responsável pela Unidade de Nefrologia do Instituto da Criança.

A creche do Hospital das Clínicas fica na Avenida Dr. Enéas Carvalho de Aguiar, 155 – andar térreo. Entrada pelo Prédio dos Ambulatórios.

Da AssessorIa de Imprensa do Instituto da Criança do HCFMUSP

C.C.