Saúde: Instituto da Criança amplia leitos e serviços com inauguração do edifício do Pronto-Socorro

Capacidade de internação aumenta em 50%

qui, 01/11/2001 - 12h31 | Do Portal do Governo

Com a inauguração do edifício do Pronto-Socorro nesta terça-feira, dia 6, pelo Governo do Estado, o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas – que atende doenças de complexidade – amplia sua capacidade de internação em 50% (de 120 para 180 leitos) e implanta o atendimento dos serviços de hemodiálise.

Novos conceitos de arquitetura hospitalar foram aplicados no edifício, visando a humanização do atendimento. Cinco andares abrigam áreas amplas e bem iluminadas, com adequada visualização do ambiente e cores que oferecem conforto para pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais de saúde.

O novo prédio

No pavimento inicial P0, o Pronto-Socorro dispõe do setor de triagem, pronto atendimento e atendimento de urgência e emergência. Há 17 leitos destinados à internação. Outros oito leitos ficam reservados a pacientes sob observação.

Como o Instituto da Criança é um hospital terciário (casos complexos), cabe à triagem avaliar o paciente, interná-lo e, em alguns casos, encaminhá-lo a outros hospitais ou postos de saúde.

No pavimento seguinte P1, o Instituto oferece os serviços de diálise peritonial. Com quatro leitos, o DPAC – Diálise Peritonial Ambulatorial Contínua funcionará 24 horas por dia. Ainda neste pavimento, o Instituto da Criança manterá outros sete leitos para o Serviço de Hemodiálise, cuja jornada de atendimento é de 12 horas.

O P1 também ampliou de 4 para 19 o número de seus leitos-dia, que são destinados às crianças que precisam de aplicação de medicamentos com administração de longa duração (acima de uma hora), sem precisar de internação e sem deixar de lado as atividades do seu dia-a-dia.

O P2 abriga o piso técnico: quadro de distribuição elétrica, tratamento de água para hemodiálise e máquinas de ar condicionado. No P3, os pacientes de convênio e particulares contarão com 13 apartamentos; cada quarto terá dois leitos.

Neste andar, o Instituto destinou salas para exames de endoscopia, que funcionarão 12 horas por dia, entre segunda-feira e sexta-feira. Crianças e adolescentes internados poderão utilizar a brinquedoteca deste andar.

O P4 conta com o CTI – Centro de Tratamento Intensivo Pediátrico (20 leitos) e a UCINE – Unidade de Cuidados Intensivos em Neonatologia (20 leitos).