Saúde: Instituto Central do Hospital das Clínicas ganha unidade de pesquisas clínicas

Inauguração será nesta quarta-feira, dia 28

ter, 27/09/2005 - 15h58 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, inaugura nesta quarta-feira, dia 28, o Centro de Pesquisas Clínicas – o primeiro do Complexo HC, para viabilizar novos conhecimentos científicos sobre medicamentos, procedimentos ou métodos de abordagem de problemas que afetam a saúde do ser humano.

Instalado no 4º andar do Prédio dos Ambulatórios, o centro obedece às normas nacionais e internacionais para a adequada condução de uma pesquisa clínica.

Ele oferece infra-estrutura para assistência do individuo da pesquisa, sala de teste, locais específicos para a guarda de medicação e de protocolos clínicos, entre outros.

O projeto levou dois anos para a sua efetivação. Ele foi idealizado pela professora da disciplina de Reumatologia da FMUSP, Eloísa Bonfá, e pelo professor de Hematologia da FMUSP e presidente do Conselho Diretor do ICHC, Dalton Chamone. A Diretoria Executiva do Instituto Central foi responsável pela implantação da nova unidade, que exigiu recursos na ordem de R$ 209 mil, disponibilizados pelo setor de convênios médicos do Instituto Central do Hospital das Clínicas.

O Hospital das Clínicas desenvolve cerca de mil projetos de pesquisas por ano. As linhas de pesquisas são formalizadas nas próprias clínicas e de acordo com a realidade do atendimento ambulatorial, diagnóstico e tratamento.

A centralização das atividades otimizará o uso de recursos humanos e de materiais. As clínicas também poderão utilizar os espaços físicos destinados à investigação técnica de diagnóstico para outros fins.

Além disso, uma comissão de estudos irá dar suporte técnico às novas pesquisas. Participam da comissão os médicos: Décio Mion, do Serviço de Nefrologia e da Liga de Hipertensão, Alfredo Halpern, do Serviço de Endocrinologia, e Sérgio Bydildwsky, do Serviço de Hematologia.

Financiamento

De acordo com projeto, as atividades da unidade de pesquisas clínicas deverão ser financiadas pelos próprios projetos de pesquisa. Do valor bruto arrecadado, uma porcentagem será remanejada para a manutenção e investimento da própria unidade.

Infra-estrutura

O centro de pesquisas clínicas conta com quatro consultórios de atendimento clínico, sala de monitoria, sala de teste, sala para enfermagem, sala para farmácia, sala da secretaria e área para arquivo de prontuários.

Toda pesquisa clínica será elaborada dentro de parâmetros e determinadas regras internacionais que garantem a sua correta realização.

Para colocar em prática as atividades, a Diretoria Executiva do Instituto Central cedeu às instalações do setor de faturamento de convênios médicos que, por sua vez, foi transferido para o 10º andar do Prédio dos Ambulatórios, e disponibilizou funcionários.

Por Bete Subires, da Assessoria de Imprensa do Instituto Central do Hospital das Clínicas

C.C.