Saúde: Instituto Central do HC é vencedor do Prêmio de Inovação da Gestão em Saúde

Trabalhos foram apresentados no IX Congresso de Qualidade Hospitalar

ter, 09/08/2005 - 12h26 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, foi vencedor do Prêmio de Inovação da Gestão em Saúde – PIGS, ciclo 2004-2005, com quatro práticas de gestão desenvolvidas pelas divisões de Farmácia e de Psicologia, com apoio da Diretoria Executiva e do Conselho Diretor do instituto.

O Prêmio de Inovação da Gestão em Saúde é promovido pela Sociedade Médica Paulista de Administração em Saúde e tem por meta encorajar as instituições a disseminarem práticas com resultados relevantes e que possam servir de modelo para outras organizações do setor.

Os trabalhos foram apresentados no IX Congresso de Qualidade Hospitalar, realizado em paralelo a Feira Hospitalar no Expo Center Norte, em São Paulo. Para a premiação das práticas, os avaliadores levaram em consideração os critérios de oportunidade, idéia, resultados e exposição pública.

A Divisão de Farmácia recebeu o prêmio com as práticas: Modelo de Sistema de Dispensação Ambulatorial de Medicamentos Excepcionais em Hospital Público Geral de Grande Porte, Implementação de Ginástica Laboral para os colaboradores da Unidade de Farmacotécnica Hospitalar e Desenvolvimento de um Sistema Automatizado de Distribuição de Medicamentos para Farmácia Hospitalar.

A Divisão de Psicologia foi premiada com o trabalho intitulado ‘Planejamento Estratégico e Qualidade da Produção Científica: Projetos Multissetoriais Temáticos’. Inédito, o sistema de produção científica e assistencial desenvolvido foi aplicado em 28 clínicas de especialidades, por intermédio de projetos temáticos.

Ao todo foram avaliados 3.125 pacientes que geraram a produção de 114 trabalhos monográficos, com temas sobre: Depressão e Eventos de Vida Relacionados a Condições Médicas, Adesão, estratégias de enfrentamento e representação da doença; Sofrimento físico e emocional – Imagem Corporal – em diferentes condições médicas. Representação da doença e níveis de ansiedade/depressão entre pacientes internados e ambulatoriais.

Os trabalhos geraram inúmeras aplicações assistenciais por permitir identificar sintomas depressivos e estabelecer práticas específicas para tratamento psicológico do paciente internado.

Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas