Saúde: Instituto Adolfo Lutz descarta bactéria Antraz em São Paulo

nd

qui, 18/10/2001 - 16h30 | Do Portal do Governo

As 13 amostras analisadas pelo Instituto Adolfo Lutz, suspeitas de contaminação pela bactéria Antraz, deram resultado negativo. Segundo o diretor geral do Instituto, Dr. Cristiano Corrêa de Azevedo Marques, o resultado dos exames de bacterioscopia das amostras deram negativo, descartando a possibilidade de contaminação.

A bacterioscopia é um tipo de teste que avalia, em microscópio, a presença de algum tipo de microorganismo. ‘Das 13 amostras, somente cinco continham algum pó, as demais não apresentavam nada’, revelou o diretor.

‘Como estamos recebendo uma quantidade muito grande de amostras, estamos priorizando os que apresentam maior risco, como consulados, famílias americanas, mas todas as amostras serão analisadas, porém precisamos racionalizar os exames’, disse Marques.

Na avaliação do diretor, ‘não podemos dar vazão à histeria’. Ele acredita que à medida que os resultados negativos sejam divulgados e as medidas policiais tomadas, os ‘trotes’ deverão desaparecer. Além da bacterioscopia, serão realizados exames complementares, totalizando 48 horas de análise para cada amostra.