Saúde: Inscrições abertas para seminário de mobilização contra tuberculose

Evento será realizado no dia 15 de julho

ter, 05/07/2005 - 10h47 | Do Portal do Governo

A Secretaria de Estado da Saúde, por intermédio da Divisão de Controle de Tuberculose, está com inscrições abertas para o seminário “Mobilização Social e o Programa de Controle da Tuberculose”, a ser realizado em 15 de julho. O encontro apresentará aos representantes das Organizações da Sociedade Civil (OSC) o que é a tuberculose, a situação atual em São Paulo e a importância da participação da sociedade no controle dessa doença.

O Programa de Controle da Tuberculose tem como proposta fazer com que as diversas OSC incluam entre seus projetos a atenção a tuberculose. A tuberculose é infecciosa e atinge principalmente os pulmões. Pode passar para outras pessoas pela tosse, pela fala ou pelo espirro. Isso não quer dizer que todas as pessoas que estão contagiadas adoecerão. Na maior parte das vezes, o organismo resiste e a pessoa não fica doente, mas o micróbio fica guardado e a pessoa pode adoecer anos mais tarde, se estiver enfraquecida.

“A mobilização social é uma das estratégias mundiais para controlar a tuberculose. Será um passo importante do Estado de São Paulo neste sentido”, afirma a diretora da Divisão de Controle de Tuberculose, Vera Maria Neder Galesi.

A inscrição para participar do encontro é gratuita e pode ser feita pelo telefone 3082-2772 ou pelo e-mail amigosdatb@cve.saude.sp.gov.br. O evento será realizado no Centro de Convenções Pompéia, na avenida Pompéia, 888, das 9h às 17h.

Assessoria de Imprensa da Secretaria da Saúde

M.J.