Saúde: Incor realiza campanha preventiva contra diabetes e males cardíacos

Evento será realizado amanhã, dia 22, na Estação Brás da CPTM

sex, 21/03/2003 - 12h00 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do HC


O Hospital das Clínicas da USP, por meio do Instituto do Coração – Incor e o Rotary Club promovem neste sábado, dia 22, entre 8h e 17h, a I Campanha de Detecção e Prevenção de Doenças do Coração e Diabetes. O evento será realizado na Estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

A equipe do Incor atenderá a pessoas acima de 40 anos, que apresentem ou não fatores de risco evidentes para doenças cardíacas. Os participantes passarão por dosagem de açúcar no sangue, medições de pulso, pressão arterial, peso e altura, antes das consultas com cardiologistas e nutricionistas do HC.

Os interessados podem retirar senhas gratuitamente no Posto de Atendimento ao Trabalhador, no mezanino da Estação Brás, na interligação entre as linhas do metrô e da CPTM, na Praça Agente Cícero, s/nº, Brás.

Diabetes e coração

Estima-se que pelo menos 17% da população brasileira, na faixa entre 60 e 69 anos, tenha diabetes, a maioria do tipo 2. Metade delas desconhece os riscos, fator que reforça o perigo de alterações circulatórias na evolução do distúrbio.

Entre o surgimento dos primeiros sintomas e a instalação do diabetes, geralmente passam-se mais de vinte anos. “Perde-se dessa forma a chance de retardar, por meio do controle médico, as complicações tardias da doença, como os males cardíacos”, explica o cirurgião cardiovascular Altamiro Dias, coordenador da equipe do Incor na campanha.

“Nunca é demais ressaltar que são fundamentais o acompanhamento médico e a realização de exames periódicos, principalmente em indivíduos que têm registro da doença na família,” declarou Dias.

O histórico familiar não é o único fator de risco. A cada dia surgem evidências clínicas relacionando de forma contundente o diabetes com o estilo de vida.

Manter peso ideal, atividades físicas regulares, pressão arterial e lípides sangüíneos, entre eles os triglicérides, são o primeiro passo para evitar o aparecimento da doença e as complicações de sua progressão, como as oculares.

Data: Sábado, dia 22 de março de 2003
Horário: das 8h e 17h
Local: Estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

(AM)