Saúde: Incor promove campanha de prevenção de doenças do coração e diabetes

Será realizada no próximo sábado, dia 22, na Estação Brás da CPTM

seg, 17/03/2003 - 10h21 | Do Portal do Governo

Da Assessoria de Imprensa do Incor


O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HC/FMUSP) e o Rotary Club promovem a I Campanha de Detecção e Prevenção de Doenças do Coração e Diabetes, no próximo sábado, dia 22 de março (8h às 17h), na Estação Brás da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Serão atendidas pela equipe do Incor 500 pessoas de ambos os sexos, com idade acima de 40 anos, que apresentem ou não fatores de risco evidentes para as doenças do coração.

Os participantes passarão por dosagem de açúcar no sangue, medições de pulso, pressão arterial, peso e altura, antes das consultas com o cardiologistas e nutricionistas do Instituto.

Os interessados devem retirar senhas de atendimento gratuitamente no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), no mezanino da Estação Brás, na interligação entre as linhas do Metrô e da CPTM. Informações complementares poderão ser obtidas no local.

Diabetes e Coração

Estima-se que aproximadamente 17% da população brasileira na faixa etária entre 60 e 69 anos tenha diabetes, em sua maioria do tipo 2. Cerca de 50% dessas pessoas desconhecem o fato, o que potencializa ainda mais o risco de alterações circulatórias na evolução do distúrbio. Entre o surgimento dos primeiros sintomas e a instalação do diabetes, geralmente passam-se mais de 20 anos.

Perde-se dessa forma a chance de, por meio do controle médico, retardar as complicações tardias da doença, como as doenças do coração, explica o cirurgião cardiovascular Altamiro Dias, que está coordenando a equipe do Incor na campanha. ‘Nunca é demais ressaltar, o acompanhamento médico e a realização de exames periódicos, principalmente em indivíduos que possuem registro da doença na família, é fundamental’, diz o médico.

O histórico familiar, no entanto, não é o único fator de risco. A cada dia surgem novas evidências clínicas relacionando de forma contundente o diabetes com o estilo de vida. Manter peso ideal, atividades físicas regulares, pressão arterial e lípides sangüíneos – entre eles os triglicérides – em ordem é o primeiro passo para evitar o aparecimento da doença e as complicações de sua progressão, como as oculares.

(AM)