Saúde: Incor inaugura primeira sala de hemodinâmica 100% digital da América Latina

Equipamento reduz em até 40% dose de radiação emitida

ter, 16/12/2003 - 10h04 | Do Portal do Governo

O Instituto do Coração do Hospital das Clí­nicas (Incor-HC/FMUSP) inaugura, nesta quarta-feira, dia 17, às 9 horas, a primeira sala de hemodinâmica e cardiologia intervencionista 100% digital da América Latina, com a aquisição do equipamento Integris Allura Flat Detector, da marca Philips, pela Fundação Zerbini.

O aparelho incorpora a tecnologia flat detector, responsável pela digitalização do sistema de captação de imagens, última fronteira entre os equipamentos analógicos e digitais. A aplicação abre espaço para o avanço do diagnóstico e da terapia na área para os próximos anos, principalmente agregado ao desenvolvimento constante dos materiais semicondutores do flat detector, da angiografia rotacional por 3D e das plataformas computacionais de alto poder de processamento.

A incorporação de uma nova tecnologia pelo Instituto representa o esforço da instituição em sua modernização tecnológica, voltada para promover avanços no atendimento do paciente, no ensino e na pesquisa em cardiologia no País, diz o presidente do Incor dr. José Antonio Franchini Ramires.

O equipamento permite a observação em detalhes de vasos, câmaras e válvulas do coração, exame denominado cateterismo cardíaco, com maior velocidade e definição de imagem comparativamente aos aparelhos convencionais analógicos. Com essas informações, a angioplastia, intervenção com cateter para desobstrução dos vasos, passa a contar com dados mais precisos em sua execução. ‘Há um ganho no atendimento que está sendo analisado em termos não apenas quantitativos, pela velocidade de realização do exame, mas também no que se refere à qualidade das imagens geradas’, avalia o dr. Eulágio Martinez, diretor do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista. O Serviço atende anualmente perto de 13 mil pacientes adultos e crianças em exames de cateterismo e procedimentos de angioplastia, implantação de marcapasso e ablação para correção de arritmia cardíaca.

Programação:

O evento de inauguração terá palestra do dr. Martinez – ‘Evolução da Cardiologia Intervencionista e suas Perspectivas’, e as presenças das seguintes autoridades institucionais, que ficarão à disposição da imprensa, após visitação à sala:

Incor-Fundação Zerbini

  • Prof. Dr. José Antonio Franchini Ramires, presidente do Conselho Diretor
  • Prof. Dr. Sérgio Almeida de Oliveira, presidente da Comissão Cientí­ica
  • Prof. Dr. David Everson Uip, diretor executivo
  • Prof. Dr. Eulágio Martinez, diretor do Serviço de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista
  • Dr. Mário Gorla, diretor-presidente da Fundação Zerbini

    Philips

  • Marcos Magalhães, presidente da Philips para a América Latina
  • Ivo Bastiani, diretor da Philips Medical Systems para a América Latina
  • Paola Mancera, gerente da linha de negócios cardiovasculares e de raios X da Philips para a América Latina

    Serviço:

    Inauguração da Sala de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista 100% digital do Incor
    Data e horário: 17 de dezembro de 2003, às 9 horas
    Local: Instituto do Coração do Hospital das Clí­nicas (Incor-HC/FMUS)
    Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 – 2o andar, bloco I

    Credenciamento antecipado na assessoria de imprensa do InCor,
    com Rita Amorim – Tel. (11) 3069-5437 e 3062-3012, ou pelo telefone (11) 3258-4780, ou e-mail paulomarra@paulomarra.com.br

    De Rita Amorim, da Assessoria de Imprensa do InCor

    C.C.