Saúde: Incor inaugura hoje Tomógrafo Multislice

Nova tecnologia duplicará capacidade de realização de exames de tomografia computadorizada na unidade

qui, 23/10/2003 - 9h18 | Do Portal do Governo

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HC/FMUSP)inaugura nesta quinta-feira, dia 23, às 9h30, seu Aquilion Advanced Multislice, da marca Toshiba, tecnologia de última geração na aquisição de imagens por tomografia computadorizada.

Com a Multislice, o Instituto não apenas melhora o diagnóstico na área cardíaca, mas também dobra sua capacidade de realização do exame. ‘Estaremos sintonizados cientificamente com grandes centros mundiais no estudo de novas aplicações para a Multislice em cardiologia. Com isto, teremos condição de trazer para o Brasil todos os avanços que possam surgir ao mesmo tempo que Estados Unidos, Europa e Japão’, diz o presidente do Incor dr. José Antonio Ramires.

O Aquilion Advanced Multislice foi adquirido pelo Instituto, por meio da Fundação Zerbini, dentro de um convênio de cooperação científica do Incor com a Toshiba. O acordo congrega grandes centros de pesquisa no eixo Ocidente-Oriente: Johns Hopkins (USA), Charité Institute (Berlim) e Fujita Health University (Japão). O Incor é o único centro da América Latina a participar do estudo, que objetiva desenvolver a tecnologia Multislice até sua acurácia máxima em cardiologia.

‘Esse ponto significaria alcançar os mesmos resultados do cateterismo no estudo completo das artérias do coração (angiografia), método mais invasivo disponível atualmente para esse fim’, explica Carlos Rochitte, coordenador do Serviço de Tomografia e Ressonância Cardiovascular do Incor.

Segundo o médico, conforme o avanço da tecnologia, esse objetivo poderá ser alcançado nos próximos três a cinco anos. O Incor entra no estudo multicêntrico do Multislice para cooperar com essa meta. No entanto, afirma Rochitte, já é possível afirmar ganhos expressivos na qualidade e no tempo de aquisição e de reconstrução da imagem. ‘Os resultados são imagens mais confiáveis para o diagnóstico médico, inimagináveis com a tecnologia disponível há dois anos. No final, ganha o paciente, que fica menos tempo no equipamento, com menores doses de contraste (50% a menos) e de raio X. Poderemos, assim, avaliar melhor e mais precocemente as doenças do coração’.

Palestra Johns Hopkins

No evento de inauguração do equipamento, estarão presentes Tishihiro Rifu, presidente da Toshiba Medical Systems do Japão, e João Augusto Lima, diretor do Serviço de Imagens Cardiovasculares do Johns Hopkins Hospital, melhor hospital dos Estados Unidos, segundo classificação da American School.

Lima é brasileiro residente nos Estados Unidos e está no Brasil especialmente para o evento, no qual falará sobre ‘Implicações clínicas em Tomografia Multislice’.

A Tecnologia Multislice

Segundo a Toshiba, a tecnologia do Aquilion Advanced Multislice é a materialização de mais de dez anos de pesquisa nas mais diversas áreas da engenharia e medicina. Seu detetor multislice tem constituição de 35 mil detetores distribuídos em 40 canais, de forma a coletar até 40 cortes por segundo, com espessura de 0,5mm, contra 2 mm dos equipamentos tradicionais. Essa característica é importante quando há necessidade de diagnosticar pequenas lesões ou ainda visualizar pequenas estruturas anatômicas de forma nítida.

Um dos mais importantes aspectos do Multislice é sua capacidade de adquirir imagens isotrópicas. Imagens isotrópicas são aquelas que apresentam a mesma resolução em todas as direções, sendo as únicas capazes de mostrar pequenas estruturas do corpo de forma nítida.

Diversos avanços foram realizados em termos de reconstrução de imagem. Computadores de última geração, utilizados, até então, apenas em aplicações aero-espaciais, são os cérebros do Aquilion e dão suporte à tecnologia ‘T-COT’ (True Cone Beam Tomography), que virtualmente elimina qualquer distorção do feixe de raios-X – comum num ambiente multislice e, por conseqüência, imagens surpreendentes são obtidas.

O Aquilion é o primeiro Multislice a incorporar a tecnologia de imagem em tempo real que permite monitoração do paciente durante o período de aquisição de imagens. Com ele, não é preciso esperar o processo de reconstrução para garantir o êxito do exame. Graças a essa tecnologia, o Aquilion dispõem ainda do ‘SureStart’, sistema que monitora, em tempo real, o paciente em exames vasculares, permitindo extrema acurácia no disparo da aquisição e redução no volume de contraste injetado.

Parceria Científica

A exemplo da Toshiba, o Incor mantém convênios científicos com diversos institutos de pesquisa e também com as indústrias farmacêutica e de desenvolvimento de tecnologia na área médica no mundo todo.

Segundo o presidente do Incor dr. José Antonio Ramires, o Instituto do Coração participa desses protocolos multicêntricos e multinacionais por ser uma instituição up to date nas novas aplicações em diagnóstico por imagem, como ressonância magnética e tomografia. Possui ainda equipe multifuncional de destaque na cardiologia (cardiologistas, radiologistas, físicos etc.) e laboratórios de ponta, por exemplo, em terapia genética e imunologia, que podem ser agregados aos estudos.

Além disso, ‘o Incor é um centro universitário de relevância, apresenta uma produção científica de destaque a nível mundial e possui grande capacidade clínica de avaliação da tecnologia em desenvolvimento’, explica dr. Ramires.

Data: quinta-feira, 23 de outubro de 2003
Horário: 9h30
Local: Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor-HC/FMUSP) – Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44 – 2o andar- bloco II

De Rita Amorim
da Assessoria de Imprensa do InCor

C.C.