Saúde: Incor fecha parceria com Metrô para instalação de desfibriladores em estações

Estações serão equipadas com aparelhos automáticos e terão profissionais especializados

sex, 15/04/2005 - 15h58 | Do Portal do Governo

O Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), da Secretaria de Estado da Saúde, e a Companhia do Metropolitano de São Paulo assinam nesta segunda-feira, 18 de abril, às 10 horas, acordo para instalação de desfibriladores em estações do Metrô. Estarão presentes na solenidade de assinatura o presidente do Conselho Diretor do Incor, José Antonio Ramires, e o presidente do Metrô/SP, Luiz Carlos Frayse David.

A instalação dos aparelhos atende à lei municipal N° 13.945/2005, que determina manutenção de desfibriladores automáticos em locais que tenham concentração ou circulação média diária a partir de 1,5 mil pessoas. Além da assessoria técnica para dimensionamento no processo de instalação dos desfibriladores, o acordo inclui treinamento dos profissionais do Metrô no manuseio do equipamento e nas manobras de ressuscitação cardiopulmonar, assim como a extensão desses conceitos para a população, dentro das normas mundiais preconizadas pela Associação Americana de Cardiologia.

Nestes sábado em domingo, 16 e 17 de abril, entre 8 e 17 horas, um grupo de 28 profissionais do Metrô farão treinamento no Centro de Treinamento em Emergências Cardiovasculares do Incor. Em 20 de abril, na Estação Clínicas do Metrô, das 10h30 às 17 horas, haverá simulação de atendimento de parada cardiorrespiratória para a população, com distribuição de folhetos de orientação de primeiros socorros e demonstração de procedimentos e uso de desfibrilador automático (DEA).

SERVIÇO
ASSINATURA DE ACORDO INCOR-METRÔ
Data: 18 de abril de 2005, às 10h
Local: Instituto do Coração do Hospital das Clínicas
Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 44

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Saúde

C.C.