Saúde: Idosos devem tomar a vacina contra a gripe até a próxima sexta-feira

Meta da Secretaria da Saúde é imunizar 2,4 milhões de idosos em São Paulo

dom, 05/05/2002 - 13h29 | Do Portal do Governo

No inverno, o vírus da influenza tem maior circulação, aumentando os casos de gripe. Quando atinge pessoas com idade a partir dos 60 anos, a doença pode se complicar e transformar-se em pneumonia ou broncopneumonia, levando à internação e até à morte. Por isso, todos os que estão nesta faixa etária devem procurar um posto de saúde até a próxima sexta-feira, dia 10, para tomar a vacina e se proteger da doença. “O risco de complicação é maior em idosos que têm diabetes, hipertensão, doença do coração ou renal. Portanto, todos os idosos, mas especialmente os que apresentam alguma dessas doenças, devem ser vacinados”, alertou o secretário estadual da Saúde, José da Silva Guedes.

Aos 66 anos, Guedes tomou a vacina logo no primeiro dia da campanha, em 13 de abril. “Uma coisa que a gente tem mostrado e falado desde o começo é que a vacina não dá reação. No ano passado, cerca de 4% das pessoas imunizadas apresentaram alguma reação e foram coisas muito simples, como dor no local ou alguma febrícola”, disse. Como não contém microorganismos vivos, a vacina contra a gripe também pode ser tomada por pessoas portadoras de imunodeficiência, como a Aids, ou neoplasias malignas (câncer).

No Estado vivem 3,4 milhões de idosos. Até a última sexta-feira, dia 26, quando terminaria a campanha de vacinação, apenas dois milhões de pessoas com idade a partir de 60 anos havia procurado um posto de saúde para ser vacinado. Como a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é imunizar pelo menos 70% dos idosos, a vacinação foi prorrogada pela Secretaria Estadual da Saúde até 10 de maio, para atender, no mínimo, outras 400 mil pessoas, atingindo 2,4 milhões de idosos em São Paulo.

As regiões mais preocupantes são as de Bauru e Piracicaba, que vacinaram menos de 50% dos idosos. A região da Grande São Paulo, incluindo a Capital, atingiu a média de 62% de imunização, sendo que Santo André, no Grande ABCD, vacinou 51%.

Postos de vacinação

Para tomar a vacina, basta dirigir-se ao posto de saúde mais próximo, das 8 às 17 horas. Na Capital, a vacinação também está disponível nos terminais rodoviários do Tietê, até 22 horas, e Barra Funda, até 20 horas. Quem está na região da Grande São Paulo e quer saber qual o posto de saúde mais próximo, deve ligar para o Disque Saúde, 1520.

Cíntia Cury