Saúde: Iamspe se prepara para atender idoso dentro do novo Estatuto

Hospital do Servidor Público Estadual foi o primeiro a implantar Serviço de Geriatria na rede pública

ter, 27/01/2004 - 9h45 | Do Portal do Governo

Agora é lei. Desde o dia 1º de janeiro está em vigor o Estatuto do Idoso, com 118 artigos, que assegura uma série de direitos às pessoas acima de 60 anos, entre eles acesso gratuito a transportes, lazer e preferência em atendimento na rede de saúde. O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) já se prepara para se adaptar à nova regra com sua ampla experiência no atendimento ao idoso, pois o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) foi o primeiro a implantar um Serviço de Geriatria na rede pública, especializado no atendimento destes pacientes. Além disso, possui um Programa de Atenção ao Idoso (PAI), que alia assistência médica a atividades de lazer e reintegração social do idoso, outro pioneirismo na rede pública.

Essa adaptação está a cargo da Diretora do HSPE, Dra. Maria Ângela de Souza Ferreira, e da Gerente Clínica, Dra. Vera Soibelman, sob a coordenação do Diretor do Serviço de Geriatria, Dr. Ney Geraldo Ribeiro Perracini. ‘Estamos fazendo um estudo de todos os pontos do Estatuto do Idoso, que deverão ser implementados dentro dos serviços já existentes no Hospital e também discutindo a viabilidade de descentralizar alguns deles, como por exemplo, descobrir atividades de lazer próximas à residência do nosso paciente idoso como segunda opção para ele’, diz a Dra. Vera Soibelman.

‘Mais de 80% do exigido pelo Estatuto já existe dentro do Iamspe, oferecido pelo Serviço de Geriatria e pelo Programa de Atenção ao Idoso’, afirma o Dr. Ney Perracini. Ele acrescenta, ainda, o fato da Instituição propiciar o ensino e a reciclagem para profissionais de saúde e oferecer um atendimento diferenciado na casa do paciente com o Serviço de Assistência Domiciliar, existente há 40 anos. ‘Nós estamos adiantados em termos de assistência ao idoso, só falta algumas adaptações que estão sendo estudadas’, finaliza o médico.

Geriatria

O Serviço de Geriatria foi criado em 1990 e conseguiu colocar em prática boa parte do projeto elaborado por seu diretor, Dr. Ney Perracini, como o setor de diagnóstico e terapia, o ambulatório, a enfermaria geriátrica e o serviço de geriatria preventiva. Conta com uma equipe multiprofissional composta por médicos, psicólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, nutricionistas, fisioterapeutas, com o apoio de odontologistas e do pessoal administrativo. Atende cerca de 2 mil idosos todo mês, nos ambulatórios da Geriatria e do PAI, além da enfermaria.

Em março de 1998, o Serviço de Geriatria inaugurou sua enfermaria, no 8º andar do hospital, com um total de 42 leitos. Todo ano promove uma semana de atividades em comemoração à Semana do Idoso, quando os pacientes do serviço são convidados para recreação, palestras e shows musicais no HSPE.

Programa de Atenção ao Idoso

Embora a missão do HSPE seja prioritariamente o tratamento e a prevenção de doenças, o PAI foi criado em junho de 1998 com a finalidade de complementar o atendimento prestado pelo Serviço de Geriatria por meio de atividades de recreação e lazer. Os pacientes dispõem de uma série de serviços como Grupos de Terapia ocupacional, de Apoio ao Cuidados e de Família, Apoio Psicológico e Podologia para Pés Diabéticos. E também dispõe de atividades como Oficina de Memória, Massagem Terapêutica (Reiki) e Massagem Psicológica, Oficina de Teatro, Dança Sênior, Liang-Gong, Contador de Histórias, Oficina do Saber, Aulas de Alfabetização, Trabalho de Artesanato, Alongamento e Relaxamento, Oficina de Pintura, Yoga, Coral, Palestra Socioeducativa, Dança Circular e Aula de Biscuit.

Outras atividades extras são desenvolvidas durante o ano como passeios culturais, bingos, bailes, sessão de cinema, festas de datas comemorativas, aniversários, shows e desfiles.

Com a posse da nova administração, em março de 2003, foi implantado o Programa de Humanização do Iamspe, que incrementou as ações do PAI. Desde então, passeios foram realizados a exposições do Parque do Ibirapuera – Guerreiros de Xi’an – e ao Museu de Arte Moderna, aos concertos musicais da Sala São Paulo Estação Júlio Prestes, ao Museu da Caixa Econômica Federal e outros.

Da Assessoria de Imprensa Iamspe/HSPE

(LRK)