Saúde: Iamspe ganha mais 24 leitos com enfermaria de retaguarda

Serviço conta agora com 78 leitos

qua, 03/12/2003 - 12h49 | Do Portal do Governo

Fim da maca no corredor do Pronto-Socorro, paciente internado sempre em enfermaria, essa é mais uma etapa do Programa de Humanização do atendimento prestado no Iamspe. Por isso, foi entregue pelo Superintendente do Iamspe, Milton Flávio, na última segudna, dia 1º de dezembro, a Enfermaria de Retaguarda do PS, que funciona a partir de agora com 24 leitos. Ao todo o Serviço conta agora com 78 leitos, mas ainda está em reforma mais uma sala que deverá abrigar mais seis leitos que reforçarão as vagas dessa enfermaria.

O Gerente de Integração Assistencial, da Diretoria do HSPE, Dr. Antonio Carlos Pereira Lima, explica que os leitos de retaguarda serão destinados a pacientes com previsão internação prevista de 48 horas no máximo e que não serão transferidos para outra enfermaria. “São esses pacientes que acabavam ficando no corredor e isso não deverá acontecer já que foi criada uma enfermaria própria”, diz o Dr. Pereira.

Detectada como área crítica dentro do HSPE, o Pronto-Socorro é alvo da atenção da Diretoria do Hospital e da Superintendência desde o início dessa Administração. Por isso, as mudanças mais urgentes foram feitas no decorrer desses nove meses. Entre elas a ampliação de quatro para oito leitos da sala de emergência/reanimação para o atendimento de casos agudos – infarto, edema de pulmão, trauma e outros -, transferência da UTI do PS para o 6º andar do prédio do Hospital, ao lado da UTI semi-intensiva, mudança do PS infantil para uma área nova exclusiva para o atendimento das crianças e alteração das rotinas administrativas dando maior autonomia às equipes de plantão.

A Administração prevê uma grande reforma para o PS adulto e a instalação de um Pronto-Atendimento que deverá receber toda a demanda que chega no local sem ser urgência efetiva, mas que deve ter resolução. Segundo o Dr. Pereira, apenas 6% dos mais de 600 pacientes atendidos durante 24 horas no Pronto-Socorro são casos de real emergência.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE