Saúde: Iamspe firma parceria com Associação ‘Viva e Deixe Viver’

É mais um passo dado na caminhada para humanizar o atendimento no Iamspe

seg, 02/06/2003 - 20h41 | Do Portal do Governo

As crianças internadas no serviço de Pediatria e Oncologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) ganham, a partir deste mês, um incentivo cultural para a sua recuperação através de livros de histórias, brincadeiras e teatros. O superintendente, dr. Milton Flávio Marques Lautenschlager, e o coordenador do Programa de Humanização no Iamspe, dr. José Antônio Jordão de Araújo Ribeiro Neto, firmaram uma parceria com a Associação ‘Viva e Deixe Viver’, cuja especialidade é contar histórias através de brincadeira e teatro. É mais um passo dado na caminhada para humanizar o atendimento no Iamspe.

Durante a reunião onde a parceria foi celada, o diretor e fundador da entidade, Valdir Cimino, apresentou as principais metas que a equipe de voluntários da associação desenvolvem dentro dos hospitais. Atualmente eles contam com trezentos e sessenta voluntários que trabalham em dezenove hospitais e que, a partir de agora, passarão a trabalhar com o HSPE.

A principal missão da associação é promover entretenimento, cultura e informação educacional através do estímulo à leitura e ao brincar, visando transformar a internação hospitalar de crianças e adolescentes em um momento mais alegre e agradável, além de contribuir para o bem estar de seus familiares. Todo trabalho desenvolvido pela associação é voltado para a humanização hospitalar que vai ao encontro dos objetivos da atual administração do Iamspe.

‘Não há humanização se não oferecermos atendimento adequado. Por isso temos que buscar alternativas para que a relação médico/paciente seja de ótima qualidade. Eu tenho todo o interesse do mundo em implantar esse tipo de trabalho aqui no Hospital do Servidor’, afirma o superintendente.

Segundo o diretor da associação, de início a equipe irá trabalhar na Pediatria e Oncopediatria contando com duas voluntárias. Coincidentemente, elas são funcionárias do Hospital do Servidor e já realizam esse trabalho junto a AACD. Conforme as voluntárias – Claudia Ferreira, administradora do Centro Cirúrgico e Isabel Cristina da Mata, administradora da UTI no hospital – é muito gratificante realizar esse tipo de trabalho que será ampliado para outras clínicas do hospital que atendam jovens e crianças.

Como funciona o trabalho

Todos os voluntários são preparados para fazer mais do que simplesmente contar histórias: suas brincadeiras têm sempre informação que ajuda o ser humano a superar crises. Segundo o diretor da Associação, Valdir Cimino, para se tornar um voluntário o indivíduo passa por um processo de integração e estudo que vai de seis a nove meses.

O principal objetivo é colocar a pessoa compromissada com o serviço. São realizados cursos, palestras e estágio dentro do Hospital Emílio Ribas, com um contador voluntário mais experiente. Por último é realizada a formatura, quando ele recebe um avental todo decorado com bichinhos para que ele esteja apto a cuidar de uma criança.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE