Saúde: Iamspe faz Campanha de Prevenção contra Câncer de Próstata em residências

Resultados dos exames serão analisados pelos especialistas do Serviço de Urologia

qua, 01/10/2003 - 12h36 | Do Portal do Governo

Desde o dia 7 de agosto o Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) realiza, por meio do Serviço de Assistência Domiciliar (SAD), Campanha para Prevenção do Câncer de Próstata. O SAD atende em torno de 1.200 pacientes em suas casas e, dentre eles, 515 homens, na Capital e municípios vizinhos.

“O Serviço de Assistência Domiciliar é o mais antigo do País. Ele foi criado em 1968 e atendeu até hoje mais de 14 mil pacientes. Esses pacientes são portadores de doenças graves com mobilidade prejudicada, que estão acamados ou usam cadeira de rodas. Por essa dificuldade muitas vezes os pacientes deixam de vir ao ambulatório durante as habituais campanhas. Por isso, nós também fazemos a vacinação contra gripe e pneumonia nas residências dos pacientes”, contou o Diretor do SAD, Dr. Eduardo Osvaldo Mishima.

Pensando nisso, a equipe de enfermagem do Serviço resolveu fazer a coleta de sangue para dosagem de PSA – que faz o diagnóstico precoce do câncer de próstata, que teve uma receptividade muito boa por parte dos pacientes. Durante a coleta do material, as enfermeiras aplicam um questionário sobre as possíveis queixas do trato urinário que os pacientes possam apresentar.

“Os homens têm muita dificuldade de comentar sobre os sintomas com o familiar ou com o profissional de saúde por sentir vergonha. Quando falamos sobre o assunto percebemos que a comunicação entre ele e seu familiar torna-se melhor e também conseguimos realizar um trabalho que conscientiza, educa e informa quanto aos problemas do paciente”, informa a enfermeira responsável, Maria Cristina Martins.

Os resultados dos exames serão analisados pelos especialistas do Serviço de Urologia e, havendo necessidade, o paciente será convocado para outros exames complementares no ambulatório. “O paciente da Assistência Domiciliar com a consulta pré-agendada poderá pedir para a ambulância em sua casa, o que facilita o seu transporte”, acrescenta a enfermeira Cristina.

A campanha de prevenção do câncer de próstata é realizada anualmente no ambulatório do Iamspe para homens a partir dos 40 anos. No caso da Assistência Domiciliar a idade caiu para 35 anos, por existir paciente nessa idade.

A Lei 9824, de 31/10/97, instituiu a obrigatoriedade da realização de exames de prevenção do câncer de próstata nos hospitais e centros de saúde da rede pública estadual, bem como naqueles subvencionados pelo Estado.

Esse trabalho da Assistência Domiciliar é um inovação em termos de assistência médica preventiva a pacientes atendidos por um hospital da rede estadual.

Da Assessoria de Imprensa do Iamspe/HSPE